Ministério Público tentou prejudicar a romaria que é um patrimônio de 333 anos
É do conhecimento da população e dos romeiros, que a Promotoria Pública de Bom Jesus da Lapa, através do Ministério Público estadual, impôs severas restrições ao Santuário e ao Município, o que prejudicou a romaria de 2024.
A recomendação do promotor público incluiu até mesmo limitação de romeiros dentro da gruta, bem como a subida do morro, que acontece há mais de três séculos e nunca causou dano.
Entretanto, o MP determinou restrições ao Santuário e nas vias públicas, algo totalmente inédito em tempos de eleição, sob alegação de que é preciso preservar o meio ambiente, daí, a desconfiança de que há questão política por trás disso, justamente em período eleitoral, o que motivou o Pe. Roque, reitor do Santuário, gravar vídeo alertando e orientando a população sobre o fato.
Por tais motivos, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes (PT), esteve com o governador Jeronimo, juntamente com o bispo e o reitor do Santuário, para pedir providências acerca de tal fato, sendo que seja coibida qualquer atitude inspirada em motivação política contra a fé do povo, que sempre foi livre para visitar o Santuário e subir o morro.
Mais do que nunca a Lapa precisa se libertar de pessoas capciosas que fazem de tudo para se manterem no poder, inclusive, supostamente se utilizar do que é mais sagrado para prejudicar adversários.
Fomos em comitiva ontem encontrar com o governador Jerônimo no município de Côcos, onde fomos recebidos pelo meu amigo, prefeito Dr. Marcelo.
Estiveram com a gente o Bispo Dom Rubival e o Padre Roque, para pedirmos providências sobre a notificação do Ministério Público contra a Lapa e o nosso santuário do Bom Jesus, na Romaria.
Como sempre, nosso amigo Jerônimo nos recebeu com muito carinho e atenção. Se comprometeu em nos ajudar na proteção e defesa da Romaria e marcou uma agenda para nos receber em Salvador.
Gratidão, governador Jerônimo. Estamos juntos, companheiro, no PT e pela LAPA LIVRE. – Fábio Nunes.