Por Mara Cerqueira
Neste fim de semana as campanhas políticas para eleições deste ano decorreram de forma bastante amena, certamente isso se deve à passagem do dia dos pais, onde os candidatos estamparam mensagens em homenagem aos seus seguidores.
Mas a política tende a esquentar nessa semana, já que no próximo dia 15 é o prazo para o deferimento das candidaturas, daí em diante a campanha começa de fato no dia 16.
O pré-candidato Eures Ribeiro, pelo que tudo indica tirou o fim de semana para pensar nos próximos passos nessa reta final. Na noite de sexta feira, ele se reuniu com seus pré-candidatos e coordenação de campanha em uma reunião convocada por Miguel Leles seu respeitado vice; na oportunidade, a político conclamou as suas lideranças a trabalharem todos em prol de um resultado positivo em outubro, em uma breve passagem pelo evento, onde abraçou a todos e discursou brevemente, ressaltou o valor da parceria e novamente falou da necessidade de uma campanha limpa para manter a liderança até as eleições.
É evidente que nessa fase da corrida eleitoral, os bastidores não cessam, muitas são as conversas, os encontros, acordos, resoluções e principalmente, uma pausa para recarregar as baterias são cruciais para o andamento da campanha que tem duração de quarenta e cinco dias, e com as novas regras de pré-campanha o período eleitoral fica muito mais longo, isso faz com que a campanha em si seja muito corrida.
Com a casa aberta para o povo, mesmo nesse fim de semana, muita gente visitou a residência do ex-prefeito, que sempre diz que sente saudade da casa cheia, de receber os mais humildes, de conversar, olhar no olho. Que Eures gosta de uma boa prosa a cidade toda sabe, que ele é adepto de uma resenha também, e provavelmente por esse motivo sua casa está sempre aberta para quem se interessar em conhecê-lo.
Nesta segunda tudo volta ao normal, as campanhas voltam a se movimentar de uma forma mais intensa e daqui até o resultado das eleições, muita coisa vai rolar, principalmente, notícias falsas, com a intenção de desviar, principalmente contra o pré-candidato do PSD, isso porque ele lidera a opinião pública, logo, os adversários provavelmente farão o possível e até o inaceitável para mudar a opinião pública. Neste momento, a calma é a melhor das conselheiras para o resultado esperado, que é um próximo governo, o governo Eures III.
Eures tem dito que no seu terceiro governo, vai fazer dez vezes mais do que fez nos governos I e II, o que exatamente poderemos ver nesses próximos quatros anos caso seja eleito? Na minha opinião, ele terá a oportunidade de governar com um grupo bastante diferente dos dois primeiros, já que não teria o grupo de PT em sua base e nem a maioria dos seus principais secretários e apoiadores mais próximos, esses formam a base de Fábio Nunes. Oportunidade ele terá, mas para isso ainda precisa passar pelas eleições, e enfrentar aquele que um dia foi seu principal aliado.