Por Emanoel Virgino
Milhares de jovens promoveram encontro com o prefeito e a movimentação abalou a cidade
Parecia uma sexta-feira qualquer em Bom Jesus da Lapa, com os jovens saindo da escola enquanto outros se preparavam para assistir às aulas. Alguns fazendo planos para um sextou comum na companhia de amigos, colegas, namoradinhas e vice-versa.
Já outros garotos e garotas saíam do trabalho, prontos para um bom descanso ou um lanche na barraquinha mais próxima de casa. Entretanto, algo chamou a atenção de todos, como se diz, com alguns “fogueteando” no WhatsApp, que haveria encontro da juventude com o “Veão” no bairro Parque Verde.
Rapidamente, depois das 18 horas, as ruas começaram a ser ocupadas por motos e caravanas de jovens se dirigindo ao local do encontro, mostrando a força política que os escolares carregam em suas mochilas de esperança.
A verdade é que nunca se viu em Bom Jesus da Lapa uma juventude tão engajada com o processo eleitoral, como se tivesse se libertado de uma espécie de repulsa pelos movimentos eleitorais de anos anteriores.
Alguém já intitulou o candidato à reeleição, Fábio Nunes (PT), como o pai dos jovens. E ele está mesmo agindo como uma espécie de “paizão”, que nos últimos três anos e oito meses, sempre compareceu aos eventos da juventude para dar seu apoio, além de incentivar, ele concede a parcela de ajuda que cabe ao Poder Público, para os jovens realizarem seus projetos.
Este ano, durante os festejos do Divino, Fábio deu grande apoio aos jovens que se engajam nesta importante manifestação popular, principalmente fomentando a caretagem, que é expressão folclórica envolvendo todas as comunidades jovens.
Uma motociata foi se formando e se alongou pelas ruas, e para festejo da garotada, Fábio e Moizés apareceram em uma moto se juntando à galera. Por algum tempo houve animação pelas ruas e em seguida os caminhos se bifurcaram até o Tô à Toa, no Parque Verde, onde já havia uma enorme concentração da galera.
Parte das pessoas que iam para o encontro da juventude por uma Lapa livre, passava em frente à casa do adversário de Fábio Nunes, e quem estava ali ficou “de boca aberta” com a movimentação e com o poder do apoio da juventude ao prefeito. Já Eures tem a fama de nunca ter dado apoio à juventude, ao contrário, tem fama de ter aliciado muitos deles, conforme denúncias na internet por uma de suas supostas vítimas, Yasser Albuquerque.
Fábio Nunes e Moizés subiram ao palco e falaram aos jovens da importância de se promover uma continuidade de seu governo, sobretudo para que haja possibilidade de se adotar políticas públicas a fim de dar empregabilidade e segurança à juventude, assim como incentivar mais as práticas esportivas, culturais e de lazer.
O fato é que nas últimas décadas a juventude nunca esteve na pauta dos prefeitos anteriores, quando uma quantidade muito grande migrou para outras cidades sonhando encontrar oportunidade de emprego. Mas o compromisso de Fábio Nunes, segundo ele, é transformar essa realidade.
Noite muito massa com o Encontro da Juventude, hoje a noite. A galera foi pra rua e fez o maior sextou que a nossa cidade já viu, pra dizer que os jovens de nossa cidade estão com o 13 de Lula e Jerônimo, votam com o 13 de Fábio e Moizés e querem o 13 da LAPA LIVRE. – Fábio Nunes.