Por Mara Cerqueira
No dia que ontem a cidade foi conhecedora de uma pesquisa que o prefeito Fábio Nunes estaria na frente de Eures Ribeiro, acontece que toda a pesquisa era uma fraude perceptível, essa mesma comentarista enumerou seis quesitos que apresentam problemas e que não coadunam com a realidade.
A mais importante, foi a questão que diz que Fábio é candidato de Lula e Eures não, sendo muito fácil entender que a pesquisa tentava induzir o eleitor a erro, pois a verdade é que tanto um candidato, quanto o outro faz parte do time de Lula, a prova disso é que o governador não tomou nenhuma posição na cidade.
Tem um ditado que diz que “o problema do malandro é achar que só a mãe dele fez filho esperto”. No caso da pesquisa, não precisa ser um expert para identificar a falsificação da tal pesquisa, primeiro por se tratar de uma empresa com uma idoneidade suspeita, a Destake Pesquisas, com inúmeras pesquisas impugnadas, depois, pelos próprios questionários que claramente tendenciavam positivamente para Fábio, tentando alterar o resultado da pesquisa e mudar o rumo das eleições.
No amor e na guerra, dizem que vale tudo, mas isso não vale para uma corrida eleitoral, já que essa é regulada pelas leis eleitorais. Nesta quinta feira, o Juiz Eleitoral, Moisés Argones Martins, suspendeu a divulgação da pesquisa: “Posto isso, defiro o pedido liminar e determino a suspensão da divulgação da pesquisa registrada, junto ao TSE, sob o número BA-06773/2024, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais), se prejuízo das demais sanções previstas nas normas de regência (Lei 9.504/97 e Resolução TSE nº23.600/2019).”
É lamentável a jogada desesperada do grupo de situação, que não tendo maturidade para entender que em uma eleição, perder e ganhar faz parte do processo e o povo vai votar de acordo com o trabalho prestado pelo candidato, já que os dois, tanto Fábio quanto Eures já foram experimentados.