O ex-vereador que tem sua base de atuação no bairro João Paulo II, em Bom Jesus da Lapa, é um dos políticos mais queridos da cidade
Longe do plenário da Câmara Municipal desde 2017, quando tentou disputar a Prefeitura, mas foi traído pelo deputado federal, Arthur Maia (União Brasil), Enio Guedes (Avante), quis voltar à Casa das Leis onde fez história, mas, novamente foi traído pelo mesmo deputado, que não se envolveu nas eleições de 2020.
Sem o apoio do deputado, que era do mesmo partido de Enio, o DEM (hoje União), o ex-presidente da Câmara desistiu da campanha um mês antes da eleição, mesmo assim foi o 24º candidato mais votado com 465 votos. Ele estava em um grupo fraco, o de João Magalhães, que só obteve 958 votos para prefeito.
O candidato não sabia que seu deputado federal na época, tinha um plano, o de ajudar na eleição comandada por Eures Ribeiro. Mesmo assim, os votos de Enio foram fundamentais para a eleição de Coriolano Leite.
Para a eleição deste ano, Enio foi procurado por Eures para se juntar ao grupo dele, mas, coerente com sua consciência, tendo combatido o ex-prefeito e agora deputado na Câmara Municipal, ele resolveu se juntar ao grupo da Lapa Livre, para alegria e satisfação de milhares de eleitores.
Enio Guedes já foi presidente da Câmara entre 2008 e 2012, quando o prefeito era Roberto Maia, fazendo uma grande gestão na Casa do Povo. Na época, ele fez economia e devolveu aos cofres da Prefeitura a quantia de R$ 1 milhão no período de sua gestão. O dinheiro serviu para investimento em esportes, uma das bandeiras de luta de Enio Guedes, saúde e educação.
Roberto Maia usou parte do dinheiro para desapropriar um grande loteamento no bairro João Paulo II para ali ser construída uma grande praça de esportes para jovens carentes, no entanto, o prefeito que sucedeu Roberto, Eures Ribeiro, construiu ali um cemitério.
Agora, o sonho de Enio é o mesmo de centenas de famílias do bairro João Paulo II e de Bom Jesus da Lapa, que é o de voltar à bancada na Câmara sendo um dos 15 vereadores a tomar posse em 2025. Oxalá esse sonho se realize para melhorar a qualidade dos debates e permitir que justiça seja feita com os interesses do povo, como foi em sua época.