São três disputas e duas vitórias, mas o vereador quer triunfar mais uma vez
Em três eleições Zezinho Duarte venceu as duas últimas, demonstrando popularidade e evolução política em Bom Jesus da Lapa. Sua primeira eleição foi em 2012, quando fez um excelente papel nas urnas ao obter 458 votos, o que serviu para credenciá-lo a disputar a próxima eleição.
Foi com o pensamento de não desistir nunca, que em 2016 ele foi eleito com 770 votos e em 2020 reeleito com 717 escolhas de eleitores nas urnas, demonstrando que conquistou eleitores fieis que aumentam a cada eleição. Sua expectativa é ultrapassar os mil votos.
Sempre identificado com o trabalho, José Duarte de Abreu continuou sendo um ativista social ao mapear os principais problemas vividos pelas comunidades, com grande atuação na zona rural aonde cresceu até vir estabelecer trabalho em família na sede do município.
Seguindo seu próprio exemplo, Zezinho Duarte a vida inteira teve preocupação com oportunidades para os jovens que precisam ser direcionados na vida, ao trilhar um caminho exemplar exercendo trabalho honesto.
Essa é uma das razões pelas quais ele está na política, porque ao longo da vida viu muitos jovens se perderem por falta de perspectivas. Muitos amigos também foram embora para trabalhar nos grandes centros ou em cidades que oferecem mais oportunidades.
É comum em Bom Jesus da Lapa os jovens saírem para estudar e tentar uma vida melhor longe do berço familiar, porém, tem uma grande maioria que vai mesmo é para a colheita do café em Minas Gerais, Espírito Santo e outros estados, assim como outros jovens que vão para o corte da cana ou trabalhar em grandes fazendas pelo país.
Zezinho Duarte nunca teve o pensamento de abandonar sua família nem sua cidade que ama tanto. Ele arregaçou as mangas e procurou vencer em Lapa mesmo, por isso é um grande exemplo para os mais jovens.
Um dos seus objetivos é implementar políticas públicas para atrair indústrias para Bom Jesus da Lapa, uma cidade que já conta com vários cursos técnicos pelo Ifbaiano, ou de nível superior pela Uneb, Ufob e faculdades particulares. Outras de suas bandeiras de luta é que o Senai implante cursos permanentes na cidade.
É com esse objetivo que Zezinho caminha lado a lado com a família lapense, dando total apoio a jovens que já completaram o ensino médio e estão tentando ingressar na faculdade e no mercado de trabalho, promovendo incentivo também aos que ainda não terminaram os estudos, para que possam estagiar e serem encaminhados cedo para o mercado e a independência tão sonhada.
Nestas eleições, Zezinho Duarte é um dos grandes nomes do partido Avante e faz parte do grupo de Fábio Nunes (PT) uma vez que como a maioria do povo lapense, deseja um tempo de liberdade para progredir. Seu número na urna no dia 6 de outubro é 70999 – Confirma.