Emanoel Virgino
Pesquisas manipuladas do Instituto Seculus que realiza estudos para Eures Ribeiro são motivo de chacota na Bahia
Instituto já deu vexame em várias eleições, inclusive, em Bom Jesus da Lapa já fez duas pesquisas nestas eleições em parceria do deputado com o site Bahia Notícias, porém, todas contestadas pela população que se pergunta: “A quem eles querem enganar?”
No rankig nacional dos institutos de pesquisa que mais erram nas eleições, entre 0 e 10, a avaliação do Seculus é de 6,47. Lembrando que esse ranking foi feito com base nas eleições passadas compreendendo os anos de 2012 a 2022, e foi realizado por uma entidade legal de nome Pindorama.
Mas a fama do Instituto Seculus não para por aí, nestas eleições a justiça eleitoral da 23º zona Eleitoral de Jequié, julgou a ação movida pela coligação “O Futuro está em Nossas Mãos”, da cidade de Lafaiete Coutinho, contra a pesquisa eleitoral n. º BA-01594/2024 da empresa Seculus Consultoria e Assessoria Ltda. ME e S2R Comunicação Ltda., responsável pelo site Bahia Notícias.
Dezenas de pesquisas do Instituto Séculos já foram barradas pela Justiça eleitoral, só para citar algumas delas, segue a lista de cidades: Jequié, Ubaíra, Vera Cruz, Ipecaetá, São José do Jacuípe, Lafaiete Coutinho, Feira de Santana, Miguel Calmon, Quinjique e Uauá.
A empresa de pesquisa tem um histórico genético invejável de acusações de pesquisas fraudulentas desde sua criação em 2010.
Ao apontar Itapetinga como a cidade onde a população é mais feliz de todas, por ter um perfeito como Hagge, o Instituto Séculus deu sinais que não esteve no município para o levantamento. Dá eleição 2012 até 2020, o instituto de pesquisa Séculus, acumulou uma série de acusações que levaram a justiça eleitoral a impugnar diversos levantamentos realizados pelo Instituto.
De acordo com informações transmitidas por uma fonte está sendo solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma investigação sobre uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Análises Séculus, encomendado pelo Portal Bahia Notícias. A referida pesquisa que busca saber quais são os mais fortes candidatos pré-candidatos a prefeito de Barreiras, gerou uma série de dúvidas e questionamentos na sociedade civil e nos eleitores barreirenses que dizem não acreditar no resultado.
Sabe-se que a credibilidade do Instituto está sendo fortemente contestada, especialmente devido a alegações anteriores de manipulação em suas pesquisas eleitorais.
Outro caso famoso foi a pesquisa do Instituto Seculus nas eleições governamentais de 2022, que apontava ACM Neto com larga vantagem sobre Jerônimo, pesquisa aquela barrada pela Justiça eleitoral da mesma forma que as outras.
Um exemplo marcante ocorreu nas vésperas das eleições de 2022, quando o jornal Correio da Bahia divulgou um estudo da Séculus prevendo a vitória de ACM Neto no primeiro turno com uma margem significativa de 57,39% dos votos.
De acordo com o Correio, “A vantagem do ex-prefeito de Salvador (ACM Neto) para o segundo colocado (Jeronimo) foi de quase 40 pontos percentuais. O candidato que apareceu em segundo lugar apresentou 18,36% das intenções de votos, enquanto o terceiro candidato somou 6,89%.” No entanto, os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral contaram uma história diferente: No primeiro turno, Jeronimo Rodrigues (PT) recebeu 49,45% dos votos, ACM Neto (UNIÃO BRASIL) 40,80%, e João Roma (PL) 9,08%.
Será que dá para acreditar no instituto mentiroso que faz pesquisa para políticos com fama de mentirosos, como ocorre em Bom Jesus da Lapa?