Emanoel Virgino
Lado a lado com a juventude Regina Tanajura apoia e busca apoio nos cidadãos e cidadãs de todas as idades
Na caminhada das mulheres promovida pelo grupo da liberdade reunido em torno do prefeito Fábio Nunes (PT), Regina Tanajura (PSDB), candidata a vereadora, teve participação importante, com a presença e o apoio do deputado federal, Adolfo Viana, do seu partido.
A gestão atual na Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa não conta com mulheres no plenário discutindo os assuntos pertinentes à sociedade, o que é uma pena e um desrespeito à àquelas que formam maioria dentro da sociedade, daí o envolvimento do deputado Adolfo para mude essa triste realidade.
Regina Tanajura é uma dessas guerreiras que se notabilizaram na vida ao se dedicarem às causas sociais, principalmente por cuida de gente, se preocupar com os mais necessitados e assistir todo aquele que precisa de apoio.
É por essa razão que Regina Tanajura é unanimidade na sociedade lapense, por estar sempre disponível a oferecer seu calor humano ao outro. Aliás, em depoimento, ela diz que antes de chegar em Bom Jesus da Lapa para morar, ela ouvia dizer que aqui era a terra do calor, o que foi uma constatação, uma vez que ela percebeu que a Lapa é a terra do calor humano.
Assim, ela se sentiu em casa, porque sua história construída com o amor incondicional e o calor da família Guerra, que a adotou, ela também encontrou na cidade das romarias e da fé.
Ao longo dos anos, mais do que uma mulher reconhecida na sociedade, Regina Tanajura se transformou em uma “mãe” para muitos, ”psicóloga” para outros, amiga para todas as causas, sempre fazendo parte dos movimentos de assistência às pessoas, sendo aquela mulher que mais dirigiu a Apae, a Secretaria de Assistência Social e participante ativa da Defesa Civil.
Quantos casais não têm gratidão a ela por terem a oportunidade de legalizar matrimônio nos casamentos comunitários, os quais durante suas gestões como secretária foram oito vezes, um recorde na cidade.
E os jovens sem perspectiva que a procuram por uma palavra de incentivo, um direcionamento na vida, um incentivo. Atualmente, Regina acolhe a eles no Ponto de Cultura Aloísio Tanajura, no bairro João Paulo II, aonde os jovens praticam dança, têm aulas de informática, artesanato, teatro e ensaiam música e manifestações folclórica.
Os jovens envolvidos com o hip-hop e o grafite, um movimento inserção social dentro da periferia, buscam apoio em Regina Tanajura, e ela disponibiliza espaços e oportunidades para eles se reunirem para criar livremente suas canções para poderem se apresentar em escolas e outros eventos.
A Lapa é cultura! Recebendo o apoio destes jovens que representam os grafiteiros e a turma do hip hop lapense, apoiando e contribuindo juntamente com o prefeito Fábio Nunes, para que a cultura continue fazendo parte da vida e mudando a realidade de nossa juventude, esperando em breve o movimento cultural hip hop Lapa fest! – Regina Tanajura.