sexta-feira, outubro 18, 2024

Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa tem poucas mudanças mas volta a contar com representação feminina

Leia também

Dedezão continua sendo o campeão de votos

O campeão de votos nas eleições deste ano repete o mesmo feito do pleito de 2020. Aldemir dos Santos Oliveira, o Dedé (Avante), obteve 1826 votos no domingo, 6. Em 2020, foi o mais votado com 1902 votos nas urnas. Ele passou a gestão inteira como secretário de transportes, retornando ao plenário apenas no prazo legal no dia 19 de março. Caso não tenha acordo com o prefeito Eures, a tendência é o vereador cumprir seu mandato a partir de 2025.

Já o segundo candidato mais votado foi o atual presidente da Câmara, Eduardinho Filho (PT), que obteve 1293 votos, um pouco mais do que em 2020, quando obteve 1209 votos ficando em quarto lugar. Ele tende a continuar presidente a partir de 2025, uma vez que é bem relacionado com os colegas e sempre teve o apoio da maioria.

Erivelton Radson (Rede) foi o terceiro mais votado ao obter 1232 votos aumentando sua votação que em 2020 chegou a 953 votos. Caso ele não faça acordo com o prefeito em 2025, poderá cumprir um mandato de quatro anos, o que nunca ocorreu em sua carreira política nos três mandatos anteriores.

Gedson Nascimento (PSD) foi o quarto vereador mais votado ao alcançar 1162 aprovações de eleitores. Ele ganhou um acréscimo considerável de votos fazendo-se um comparativo com a eleição anterior, quando 628 eleitores o escolheram. Ele será um dos principais nomes a defender os interesses do prefeito na gestão do próximo ano.

Euller Nogueira (Rede) obteve 1159 votos ficando em quinto lugar; o vereador sofreu uma leve queda uma vez que em 2020 foi o terceiro mais votado ao obter 1266 aprovações nas urnas.

Juliana Vaz, a sexta colocada, vem para seu primeiro mandato, ela finalmente chega ao plenário da Câmara ao ser a segundo nome do PT a obter mais votos, com 990 eleitores a escolhendo como representante do povo. Sem dúvida ela poderá fazer a diferença no plenário como representante da mulher preta, quilombola e empoderada.

Zezinho Duarte (Avante) continua vereador sendo o sétimo nome classificado com um total de 978 votos. Em 2020 ele obteve 717 votos sendo um vereador que não faz muito barulho na Câmara, porém, costuma trabalhar e silêncio Junto às sias bases.

Lucão foi o oitavo mais votado e faz sua estreia na Câmara Municipal a partir de janeiro. O vereador Léo de Lió Dourado mostrou que tem força a conseguir fazer transferência de votos para o amigo, que obteve 938 votos e será um dos novos nomes no plenário na próxima gestão.

Zenilton (PP) é o nono vereador com mais votos. Ele já está na Câmara há vários mandatos e sempre é aprovado pelos eleitores; sendo do setor de saúde, o vereador conseguiu criar um universo aonde só ele e pessoas beneficiadas por ele em questão de saúde transitam. Ele é sempre parceiro do prefeito e não importa quem seja.

Coriolano Leite, o Cori (União), teve uma eleição difícil, porém, a média de votação partidária permitiu que ele continuasse vereador a partir de 2025. Nestas eleições ele obteve 926 votos com uma margem um pouco maior em relação a 2020, quando foi escolhido por 887 eleitores. Ele continuará sendo um diferencial no plenário, sempre optando pela coerência e não por um lado político.

A 11ª vereadora eleita, Maria Leles (Republicanos), foi a 13ª na classificação por número de votos, mas foi eleita devido ao quociente eleitoral; ela foi escolhida por 851 eleitores e retorna ao plenário como titular, já que no mandato atual foi suplente mas devido acordo permaneceu vereadora até o dia 19 de março.

Leonel Cardoso (PSD) foi o 12º vereador classificado, porém, 0 14º nome na classificação geral. ´Porém, foi eleito por QE e permanecerá vereador na próxima gestão.

Xuxu (PSD) é Altieres Alexandre de Souza. Ele é um dos novatos e obteve 815 votos, sendo o 13º vereador eleito.

Andréia do João Paulo II (MDB) foi eleita vereadora pela primeira vez ao obter 769 votos. Ela já ocupou o plenário por algumas ocasiões como suplente. Desta vez é vereadora legítima e representa a bancada feminina. Ela é a 14ª pessoa eleita em 2024 e reforçará a bancada feminina.

Romeu Thessing (MDB) obteve 631 votos e foi contemplado com o retorno ao plenário da Câmara como o 15º vereador a partir de 2025.

Em Bom Jesus da Lapa e região.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias