Instituto Pedro Mello conclui instalação da nova Carteira de Identidade em 90 postos da Bahia
O Instituo de Identificação Pedro Mello (IIPM) concluiu nesta sexta-feira (8) o processo de implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) dentro da rede SAC. O último posto de identificação a receber a nova CIN foi o do município de Sento Sé, completando 90 unidades aptas a emissão do novo documento no estado.
“Com esta implantação nós alcançamos uma capacidade de 4 mil documentos por dia, contabilizando as ações realizadas também pelas unidades móveis”, afirmou o diretor adjunto do IIPM, Bruno Froes, ao explicar que essa oferta de vaga deve aumentar à medida que ocorram as adequações do sistema na rotina dos postos.
Ao longo dos 4 meses, contados da implantação, foram realizadas capacitações de 420 servidores, instalados 286 kit´s multibiométricos em 78 municípios da Bahia e emitidas mais de 182 mil carteira. A partir de agora a CIN avança para uma nova fase de implantação nos postos conveniados com os municípios.
Além de Bom Jesus da Lapa, a CIN estará disponível em outras cidades da Bahia, como Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique, totalizando 90 unidades da rede SAC em todo o estado, incluindo as três carretas do SAC Móvel.
Como obter a nova CIN
Para solicitar a nova identidade, é necessário realizar o agendamento pelo aplicativo SAC Digital, pelo site ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (telefone fixo).
Entenda a CIN
A primeira via da CIN é gratuita e traz o CPF como número único de identificação. Para obtê-la, o cidadão precisa apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) e, caso a certidão seja plastificada, levar uma cópia. Além de ser um documento de identificação, a CIN permite incluir informações adicionais, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, condições de saúde, tipo sanguíneo, opção de doação de órgãos, entre outras.
A versão digital da CIN estará disponível três dias após a impressão, no portal GOV.BR, e o documento físico virá com um QR Code para autenticação.
Validade da CIN e do RG
O modelo atual de RG continua válido até 28 de fevereiro de 2032, mas a CIN tem validade diferenciada conforme a faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.
A partir de 11 de novembro, quem estiver em Bom Jesus da Lapa já pode agendar a emissão da nova carteira de identidade.
Fonte: Ascom/DPT