Mara Cerqueira
Nesta terça feira, os médicos que atendem no serviço de saúde pública de Bom Jesus da Lapa anunciaram paralisação das suas atividades. O comunicado pegou a população de surpresa, no entanto, essa situação já era anunciada, visto que os atrasos nos vencimentos da categoria já persistem há vários meses.
As denúncias dos atrasos já vêm sendo publicizadas desde o início do ano, uma grande preocupação da população atendida pelo serviço público local. A paralisação inclui tanto os profissionais generalistas, quanto os especialistas, podendo agravar ainda mais os problemas no atendimento à saúde pública nos próximos dias.
A categoria informa que a medida foi tomada após atrasos no pagamento dos salários de setembro e outubro. De acordo com o anúncio, a paralização poderá acontecer a partir do dia 21 de novembro, isso se o pagamento do mês de setembro não for realizado até o dia 20 de novembro; ainda fica declarado, que caso o pagamento de outubro não for realizado até 30 de novembro, uma nova paralisação pode ser anunciada a partir do dia 01 de dezembro.
A categoria deixa expressa a informação de que essa medida tenha sido o “último recurso de pressão social”, respaldada pela legislação brasileira que assegura o direito dos trabalhadores. Ainda ficou claro, que a categoria fez várias tentativas de negociação com administração do município, todas frustradas.
Importante ressaltar que a população da cidade espera que a administração pública resolva definitivamente os problemas dos atrasos dos salários dos servidores municipais, já que não são só os médicos que vêm enfrentando esses problemas.