quinta-feira, novembro 14, 2024

Homem-bomba causa pânico em Brasília

Leia também

Duas explosões, em um intervalo de 20 segundos, em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), por volta das 19h30 desta quarta-feira (13), em Brasília (DF). De acordo com relatos feitos por testemunhas, foram ouvidas duas explosões “muito fortes”. Bombeiros informaram que uma pessoa morreu. O corpo estava na calçada, junto a Praça dos Três Poderes. Seguranças da Câmara dos Deputados, de onde foi ouvida a explosão, disseram que um carro explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados.

O homem que morreu é Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, natural de Santa Catarina. Também foi o responsável pelas explosões. Conhecido como Tiu França, ele chegou a ser candidato a vereador pelo município de Rio do Sul (SC).

Após a explosão, em Brasília, as pessoas que estavam no térreo do prédio do STF foram retiradas do local. Militares especializados em explosivos foram ao lugar onde aconteceram as explosões.

O Supremo Tribunal Federal se pronunciou. “Ao final da sessão do STF desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança”, informou o tribunal por meio de nota, segundo a Reuters. “Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela”.

O secretário de Segurança do Distrito Federal Sandro Avelar disse que a Esplanada dos Ministérios foi fechada. “Nesse momento estamos tentando entender o que aconteceu e estamos enviando um efetivo muito grande do batalhão especial da PMDF para fechar parte da Esplanada”.

Segundo a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a primeira explosão ocorreu em um carro estacionado perto de um dos anexos da Câmaras. Depois, uma segunda explosão ocorreu quando foram detonados explosivos levados por um homem que tentava entrar no STF. O homem morreu no local.

“Logo após o momento da explosão (no carro), o cidadão se aproximou do Supremo, onde ele tentou entrar no prédio, não conseguiu adentrar o prédio e, realmente, teve a explosão na porta”, disse Leão em entrevista coletiva.

Governadora em exercício do DF na ausência do governador Ibaneis Rocha, Leão afirmou que a área permaneceria totalmente isolada até que fosse descartada a possibilidade de outros artefatos explosivos.

“Nós ainda estamos em operação neste momento”, afirmou, acrescentando que o esquadrão antibomba ainda trabalhava na área na noite de quarta-feira.

Segundo a governadora, a segurança foi reforçada no perímetro da Praça dos Três Poderes e também no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava reunido com os ministros do STF Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, para conversar sobre o ocorrido. Mais cedo, Lula já havia conversado com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Afro style é a especialidade do Ubuntu em Bom Jesus da Lapa – Agende pelo Whatsapp (77) 99157-3459

Túlio Antônio – Brasil 247

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias