quarta-feira, novembro 27, 2024

Enfermeira orienta hóspedes da Casa de Apoio de Bom Jesus da Lapa sobre o Novembro Azul

Leia também

Lailla Mirza fez palestra de conscientização pedindo que os presentes se envolvam no processo de coibição ao aumento dos casos de câncer da próstata

Nesta segunda-feira, 25, a enfermeira Lailla Mirza, que atualmente coordena a Casa de Apoio de Bom Jesus da Lapa, em Salvador, reuniu pacientes que se utilizam deste benefício do TFD (Tratamento Fora do Domicílio) para orientar sobre o comportamento dos homens sobre a prevenção do câncer de próstata.

Lailla é uma das pessoas mais queridas na Casa de Apoio, sempre fazendo um bom acompanhamento dos cidadãos e cidadãs que precisam ir à capital da Bahia para fazer tratamento e exames médicos.

Os homens e mulheres presentes assistiram à palestra, na qual a enfermeira enfatizou a necessidade de se vencer o preconceito, uma vez que o exame de toque é um complemento da investigação, não bastando apenas o PSA, ou antigênio específico da prostata que é um exame de sangue feito em laboratório.

A palestra foi providencial, visto que o Novembro Azul está se encerrando e muitos homens ainda têm receio de realizar os exames, por isso, Lailla fez um breve relato dos riscos de os homens, principalmente da terceira idade, não se preocuparem com o assunto.

Ao final, além de um cofee breake, houve sorteio de brindes entre os homens que estiveram hospedados na casa neste período.

A equipe que coordenou a Casa de Apoio nos últimos anos, considerada uma das melhores que já atuaram por lá, devido à dedicação e apoio aos beneficiários, que são entre 20 e 30 cidadãos diariamente, pode estar se despedindo devido questões políticas e mudança de governo. Mesmo assim, os pacientes estão planejando uma lista de assinaturas pedindo ao prefeito eleito, Eures Ribeiro (PSD), a permanência das servidoras Lailla, Poliana, Carmen e Ana.

Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. No Nordeste, a situação também é alarmante. Dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.

A Ricardo Imóveis é a pioneira na expansão imobiliária de Bom Jesus da Lapa e região na Bahia. (77) 3481-5899

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias