Mara Cerqueira
Nesta manhã de 29 de novembro, a justiça eleitoral diplomou prefeitos e vereadores das cidades de Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato e Serra do Ramalho; a diplomação é o último ato da justiça eleitoral antes da posse, é com ela que os candidatos se habilitam para finalmente passar a ter status de eleitos, para o estado de certificação.
A cerimônia contou com a presença de representantes de entidades ligadas ao processo eleitoral, Justiça Eleitoral, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Ordem dos Advogados do Brasil. Na oportunidade, em sua breve fala, o juiz eleitoral, Moizés Aragonês Martins, agradeceu a colaboração de todos os envolvidos no processo eleitoral, parabenizou a todos os então eleitos, prefeitos: Elicarlos Santos (PSDB), reeleito de Serra do Ramalho, Alfredinho Magalhães (União) que voltará a ocupar o cargo no município de Sítio do Mato e Eures Ribeiro (PSD), de Bom Jesus da Lapa.
Em uma fala inesperada, ao parabenizar os eleitos, o juiz eleitoral fez uma deferência a Juliana Vaz, vereadora do PT eleita no último pleito na cidade do Bom Jesus da Lapa; a fala do Magistrado destacou a importância do mandato de representantes de comunidades como o caso de Juliana, que é uma mulher quilombola e ativista da causa.
Quem também fez fala no evento foi o representante do Ministério Público, Dr. Marcos Peixoto, que destacou a importância da democracia, a consolidação da democracia brasileira e a importância da defesa do estado democrático de direito, representado pela Justiça Eleitoral e seus mecanismos de transparência e idoneidade.
A diplomação começou pelos eleitos por Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro e Miguel Leles foram os primeiros diplomados dessa manhã, sendo Miguel diplomado vice-prefeito pela segunda vez e Eures diplomado prefeito pela terceira vez para representar o importante município baiano.
Em seguida todos os vereadores da cidade foram diplomados, com a exceção de José Duarte (Avante) que esteve ausente. Importante lembrar da eleição de três mulheres diplomadas vereadoras, Maria Leles (Republicanos), Juliana Vaz (PT) e Andreia Luiza (MDB).
Importante salientar a volta do Vereador Romeu Thessing (PP) ao legislativo municipal, aos novatos Altieres Alexandre, (Xuxu) e Lucas Rocha o Lucão, ambos do PSD, que conseguiram se eleger, ambos na primeira tentativa. Os demais vereadores de Bom Jesus da Lapa que foram diplomados são Dedé (Avante), Erivelton (Rede), Eduardinho (PT) Gedson (PSD), Euller (Rede), Cori (União) e Zenilton (PP).
Devidamente diplomados, Eures e Miguel seguem com a transição de governo até a posse, que acontecerá no dia 1º de Janeiro de 2025.