quarta-feira, dezembro 4, 2024

Estudantes da rede estadual da Bahia são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português

Leia também

Os estudantes da rede estadual dos municípios de Salvador, Itanhém, Ibipitanga, Sítio do Quinto, Gandu, Rio Real e Feira de Santana alcançaram posições de destaque para a Bahia, na segunda edição da Olimpíada de Português (OP), competição nacional que, além de avaliar o nível de conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa, é uma forma diferente e lúdica de motivar as crianças e os jovens a exercitarem o bom uso do Português e a refletir sobre as diversas facetas do idioma.

Nesta edição, os alunos conquistaram para o Estado uma medalha de Destaque Regional, três medalhas de Ouro, duas de Prata, quatro de Bronze e seis Menções Honrosas, reforçando os talentos da Educação Básica baiana.

O sucesso dos 16 alunos na OP, única com abrangência nacional, reflete as diretrizes que vêm sendo implantadas pela Secretaria da Educação (SEC) para estimular a participação dos estudantes da rede em eventos de diferentes áreas do conhecimento, além de levar prestígio à instituição de ensino premiada e reconhecimento aos professores e alunos, uma vez que ambos alcançam visibilidade nacional.

A estudante Carla Luane Amorim, 16 anos, 3º ano do Ensino Médio participou da OP, representando o Colégio Estadual Almerinda Almeida, do município de São Gabriel, do Território de Identidade de Irecê, e conquistou a Medalha de Destaque Regional. Ela considera a conquista como uma motivação para enfrentar os novos desafios sem medo. “É como se abrisse novos horizontes para mim”.

Outro ponto interessante da competição é que as questões da prova estimulam a capacidade expressiva e interpretativa e o raciocínio linguístico dos alunos, como aconteceu com quatro estudantes do Colégio Polivalente de Itanhém – Ensino Médio de Tempo Integral, que conquistaram duas medalhas de Ouro pelos estudantes Lucas Gabriel Botelho e Kadu Farias Santana, e duas de Prata, com a participação de Maria Isabella Curvelo e Tarso Lisboa.

A professora de Língua Portuguesa da unidade de ensino, Ednalva Ribeiro de Sousa, destaca a importância da competição como estímulo ao contato com textos clássicos e provérbios populares, assim como o incentivo à reflexão. “É emocionante e gratificante para mim, como mediadora desse conhecimento para nossos alunos de escola pública”, comemora.

Kerry Farias, mãe do aluno Kadu Farias Santana, ressalta uma máxima do ativista e político sul-africano, Nelson Mandela, para demonstrar sua alegria com a conquista da Medalha de Ouro do seu filho. “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Só assim, podemos também conquistar nossos sonhos”.

Sobre a competição – A Olimpíada de Português é realizada pelo Instituto Philotimia e dividida em duas fases e três categorias, que abrangem desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Nas provas, os participantes enfrentam desafios idiomáticos, jogos e reflexões sobre textos clássicos e provérbios populares, sob a curadoria de um comitê científico formado por professores e especialistas renomados. A primeira prova ocorreu em maio e foi aplicada na própria escola dos estudantes, e a segunda aconteceu em polos de aplicação, somente para os mais bem colocados da primeira fase. As duas etapas também são organizadas em três categorias, conforme a faixa etária: Categoria A — engloba os estudantes do Ensino Médio; Categoria B — para alunos do 8º e 9º ano; e Categoria C — para 6º e 7º ano.

Atuamos no mercado imobiliário de Bom Jesus da Lapa – BA, trabalhando com a compra, venda e administração de imóveis. Trabalhando, também, com a prestação de serviços na elaboração de contratos particulares de compra e venda e de aluguel – (77) 3481-5899

 

Fonte: Ascom/SEC

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias