Encontro com ministro visa garantir a doação da área do antigo aeroporto ao Município
Em reunião com o Ministro Silvio Costa Filho no Ministério de Portos e Aeroportos, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), tratou sobre a transferência da área do antigo aeroporto de Lapa.
Esse espaço será de grande importância para o povo lapense pois será transformado em uma área voltada para o lazer, para os romeiros, para realização de eventos do município e muito mais.
Hoje estive no Ministério de Portos e Aeroportos, em reunião com o ministro Silvio Costa Filho, o secretário de infraestrutura Sérgio Brito, o assessor George Christian, o coordenador-geral Daniel Aldigueri e a diretora de investimentos Luiza Deusdará.
O tema do encontro foi a transferência da área do antigo aeroporto de Bom Jesus da Lapa, um passo essencial para o avanço de novos projetos de desenvolvimento no município.
Seguimos firmes, buscando junto ao Governo Federal as soluções que vão preparar a nossa cidade para o futuro – Eures Ribeiro.
A história do antigo Aeroporto Regional de Bom Jesus da Lapa (SBLP) está intimamente ligada ao desenvolvimento da aviação na região e à importância da cidade como centro de turismo religioso na Bahia.
Primeiros Anos e Inauguração
Início da Infraestrutura: Há registros fotográficos da área do aeroporto datados de 1936, e a pista foi pavimentada em 1941 pela NAB – Navegação Aérea Brasileira, que operava voos no local.
Inauguração Oficial: O aeroporto foi oficialmente inaugurado em 23 de junho de 1955.
Localização: Por ser o aeroporto original, ele ficava muito próximo ao centro da cidade, a aproximadamente 1,4 km de distância e a cerca de 200 metros da rodoviária, o que proporcionava fácil acesso aos passageiros.
Funções e Importância
Ao longo das décadas, o aeroporto (cujo código é SBLP) cumpriu um papel vital, especialmente para atender ao grande fluxo de visitantes da Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, a terceira maior do Brasil, que atrai milhões de fiéis anualmente.
Operava voos diurnos e noturnos, com um terminal de passageiros (TPS) de 241,8 m².
Foi incluído no PDAR – Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional do Governo Federal (criado em 2012) para melhorias e reformas.
Transição para o Novo Aeroporto
Com o passar do tempo e o aumento da demanda por uma infraestrutura mais moderna e capaz de receber aeronaves de maior porte (como Airbus e Boeing), surgiu a necessidade de um novo complexo aeroportuário.
Decisão e Construção: Um novo aeroporto começou a ser construído em uma área maior e mais afastada, próximo à BR-430, com investimentos significativos.
Com a inauguração do novo complexo, que recebeu o nome de Novo Aeroporto de Bom Jesus da Lapa (SN3Y), o aeroporto original (SBLP) foi desativado.
O antigo aeroporto foi um marco histórico e logístico para Bom Jesus da Lapa, facilitando a chegada de romeiros e visitantes por muitas décadas, até que a necessidade de uma estrutura mais moderna impulsionou a construção de um novo e maior complexo.