quarta-feira, outubro 15, 2025

SEC garante novas conquistas e cuidado integral a professores

Leia também

Na Bahia, a valorização do magistério deixou de ser promessa para se tornar uma prática que fortalece a carreira e garante maior qualidade do ensino na rede estadual. Estabilidade, reconhecimento financeiro e ampliação do quadro efetivo caminham juntos em uma agenda de conquistas. Foram convocados novos docentes, inclusive indígenas, e concedidas três mil licenças-prêmio com opção de pecúnia, além de ter sido assegurada progressão vertical para 878 profissionais. O reajuste de 6,27% para quem recebe o piso nacional projeta segurança e dignidade.

Na semana em que se celebra o Dia do Professor (15 de outubro), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) reforça que investir em quem ensina é garantir continuidade, qualidade e um futuro melhor para os estudantes.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Emily Pinheiro dos Santos, ressalta que as ações demonstram respeito à trajetória do professor. “A convocação dos aprovados e a extinção do cadastro reserva garantem que todas as vagas previstas sejam preenchidas, consolidando segurança e valorização na carreira. Considero a extinção do cadastro reserva um marco significativo. Esta medida foi efetivada, recentemente, com as últimas contratações realizadas em maio. Isso significa que todos os candidatos aprovados no concurso foram chamados, preenchendo integralmente as vagas disponíveis”.

Ainda segundo a superintendente, estas medidas estruturadas promovem crescimento profissional e fortalecem a presença ativa dos educadores na Educação baiana.

Formação contínua

Para a SEC, qualificação contínua também é prioridade, com o apoio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que oferece formação presencial e on-line para professores, coordenadores e gestores. Cursos, videoconferências e materiais pedagógicos contribuem para a melhoria das práticas pedagógicas e implementação das políticas educacionais.

Emily destaca, também, que, em meio ao mês em que se comemora o Dia do Professor, teve início, em 1° de outubro, uma nova formação em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), envolvendo mais de 25 mil profissionais, com foco no aprimoramento das competências docentes e no avanço na carreira, embasando as promoções previstas para 2026, fortalecendo, assim, ainda mais a atuação dos educadores na rede estadual.

Investimento em quem educa

O cuidado com os educadores vai além da sala de aula. O Programa de Atenção à Saúde e de Valorização do Professor (PASVAP) atua nos 27 Núcleos Territoriais, oferecendo acolhimento psicológico, prevenção e escuta qualificada.

São iniciativas que acontecem ao longo do ano e que ganham destaque em datas específicas, como no próximo sábado (18), quando acontece a Corrida e Caminhada – Educação em Movimento, como parte da celebração aos docentes. O objetivo é promover bem-estar, qualidade de vida e fortalecer a integração da comunidade escolar, além de colaborar com o Programa Bahia Sem Fome, com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis pelos participantes, exceto os estudantes, que estão isentos da doação.

Outras iniciativas desenvolvidas no decorrer do ano letivo reforçam o bem-estar integral do professor. Atividades como yoga, ginástica laboral e rodas temáticas já envolveram, neste ano, mais de 55 mil participantes, além de cinco mil acolhimentos individuais, consolidando uma rede de apoio permanente.

Em escolas da capital, por exemplo, rodas de conversa do Janeiro Branco abriram espaço para tratar de saúde mental com professores e gestores. Oficinas do Março Mulher discutem equidade e autoestima. No interior, durante o Setembro Amarelo, educadores, estudantes e familiares compartilharam experiências em atividades de prevenção ao suicídio. No Outubro Rosa, práticas de autocuidado chegam às unidades com apoio de profissionais de Saúde. Já no Novembro Negro, a pauta racial ganhará voz em debates e vivências.

Ao combinar reconhecimento salarial, progressão funcional, formação continuada e cuidado com a saúde, o Estado da Bahia garante que o professor permaneça presente, atuante e respeitado.

Afro style é a especialidade do Ubuntu em Bom Jesus da Lapa – Agende pelo Whatsapp (77) 99157-3459

Fonte
Ascom/SEC

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias