Adesão popular é algo para além das fotografias, em tempos de redes sociais, onde as informações chegam na maioria das vezes apenas por imagem; falsificar a realidade é a principal arma para quem não tem adesão popular genuína.
Os últimos meses com o início das pré-campanhas, em Bom Jesus da Lapa temos visto uma tentativa de transformar os encontros do atual gestor em imagens impactantes para manipular a opinião da população.
Esses estrategistas políticos tentam incutir no povo a narrativa de que o gestor é o preferido do povo Acontece que toda a cidade sabe que o “povo” da foto é na verdade os contratados pela prefeitura, para bater palmas, essas pessoas são coagidos todo o tempo a acompanharem o pré-candidato e os áudios vazados pelo funcionários públicos podem provar.
O povo não é bobo, por mais que imputem ao povo o lugar de incautos, as pessoas estão fazendo um jogo parecido ao do gestor, enquanto eles usam a autoridade para os contratados comparecerem a eventos políticos, o povo participa com a convicção de que chegará a hora em que não poderão mais demiti-los, aí veremos quem é o verdadeiro líder das eleições, apesar de as pesquisas já apontarem as tendências.
A agenda política do pré-candidato, o deputado Eures Ribeiro está muito apertada, no interior do município, visitas a várias comunidades diariamente, sendo todas as reuniões chamadas por eleitores que querem falar com o gestor e garantir apoio. Nos festejos juninos foi impressionante ver a recepção ao ex-gestor, comunidades como Favelandia, Juazeiro do Pé da Serra, Barra de São João e outras tantas que é impossível citar neste texto.
Acontece que a campanha de Ribeiro está tranquila. Com mais de 20% nas pesquisas estimuladas, o experiente político sabe que ninguém tira seu favoritismo, frente ao seu opositor, resta espernear.
Por Mara Cerqueira