DENÚNCIA ENVOLVE FRAUDE COM VERBAS FEDERAIS QUE CHEGAM AO TOTAL DE 39 MILHÕES DE REAIS
O prefeito do Município de Ibipitanga-BA, BETO (PT), foi denunciado ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas dos Municípios e Polícia Federal por suposta fraude de registro de lançamentos de informações no Sistema EDUCACENSO em relação às matrículas do EJA e funcionamento irregular das turmas.
Causa surpresa que o município de Ibipitanga esteja com mais pessoas que não sabem ler ou escrever matriculadas no EJA que o vizinho município de Macaúbas-BA. A população do município de Ibipitanga-BA é de 13.863 pessoas. Já a população do município de Macaúbas-BA é de 41.859 pessoas. Portanto, três vezes maior que a de Ibipitanga-BA. No entanto, o município de Ibipitanga recebeu valor igual ao do município vizinho. Caso dígno de se passar no FANTÁSTICO da rede Globo de televisão. E, fatos como estes, já vimos muitas notícias na televisão. A Polícia Federal compareceu no município de Turiaçu no estado do Maranhão e por lá foram constatadas as fraudes resultaram em prisões de políticos.
Segundo informações, os prefeitos das cidades de vizinhas de Ibitiara, Novo Horizonte, Rio do Pires e Macaúbas estão enfurecidos com o prefeito do município de Ibipitanga vez que boa parte dos alunos matriculados na EJA não são habitantes do município de Ibipitanga.
Além das irregularidades recentes o gestor do município de Ibipitanga-BA acumula dezenas de denúncias. A mais recente punição do gestor por mal uso do dinheiro público foram a de pagar o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a de ter que comparecer ao Fórum de Macaúbas a cada três meses para justificar suas atividades e, a mais penosa proibição de ausentar de Ibipitanga já que o Prefeito gosta muito de viajar para a EUROPA.
Há ainda processos em tramitação na Justiça Comum e na Justiça Federal por atos de improbidade administrativa (desvios de verbas e mal uso do dinheiro público).
Sou Ibipitanguense e me interesei pelas matérias postadas nesta data, vou continuar acompanhando.