Por Emanoel Virgino
O debate nas redes sociais esquenta enquanto os dias passam e a eleição se aproxima
#OS DIAS passam rápidos e faltando pouco mais de dois meses e meio para as eleições de seis de outubro, Bom Jesus da Lapa experimenta uma grande disputa política entre Fábio Nunes (PT) e Eures Ribeiro (PSD).
#SE A TENDÊNCIA acompanhar a história dos últimos anos, quando Roberto Maia foi reeleito e em seguida Eures também foi, com a população confiando em uma segunda gestão melhor, Fábio Nunes poderá ser reeleito.
#A PRÉ-CAMPANHA de Fábio Nunes adotou o símbolo da letra L com a mão, em referência ao conceito de liberdade. Para o grupo de Fábio, é preciso estabelecer que a Lapa é livre da exploração política que teria enriquecido algumas famílias ao longo das décadas, sendo as principais os Maia e atualmente os Ribeiro.
#O GESTO foi utilizado na campanha vitoriosa do presidente Lula em 2022 e caiu como uma luva na pré-campanha de Fábio, uma vez que representa a liberdade. A verdade é que muita gente deseja ver mesmo uma Lapa livre de Eures, um político cheio de muitas artimanhas e obcecado pelo poder a qualquer custo.
#UMA LAPA livre também segue a conotação de que nas gestões de Eures Ribeiro o município foi administrado com mão de ferro, inclusive, com o deputado tendo exercido tal papel na gestão do prefeito atual, utilizando-se dos funcionários contratados por indicação dele devido acordo político na campanha passada.
#O PREFEITO tem como base os diversos funcionários que estavam em cargos importantes em vários órgãos, porém que desvivam medicamentos nos postos de saúde e hospital, ou complicavam o sistema de distribuição de água no SAAE para fazer de Fábio bandido e de Eures um herói, o qual já planejava um rompimento quando percebeu que Fábio Nunes não abriria mão de vir para a reeleição.
#PARTE da sociedade lapense não se esquece da falta de respeito de Eures com funcionários públicos, quando em entrevista na TV Câmara, em 2013, classificou garis como ladrões de vassoura, acusando-os de vender o equipamento de trabalho para comprar cachaça. Até mesmo os próprios secretários ele disse que eram ladrões, por isso, mesmo um parafuso teria que ser comprado por ele.
#AS MAIORES vítimas de Eures em suas gestões foram os professores e o sistema de Educação do município. O professorado sabe que o ex-prefeito desviou quase R$ 40 milhões dos precatórios para fazer obras de requalificação das proximidades do Santuário, desapropriou hotéis e casas ao pé do morro, gastando uma quantia exorbitante.
#FÁBIO NUNES herdou as contas dos precatórios, porque está pagando em juízo mais de R$ 800 mil todos os meses. Quando tudo estiver pago, os professores irão receber cada um sua parte. O prefeito atual também está pagando ao INSS o dinheiro que Eures e os prefeitos anteriores nunca pagaram. Assim, os funcionários já podem se aposentar.
#O FATO é que Eures vê a gestão de prefeito muito mais vantajosa do que a de deputado estadual. Assim como ele utilizou dois mandatos de prefeito para se projetar e ser eleito deputado estadual, sabe que teria mais quatro anos para concluir obras faraônicas como a da passarela em torno do morro do Bom Jesus, a fim de buscar a eleição para deputado federal em 2026.
#EM 2026 Eures terá o apoio do deputado federal Sérgio Brito, parceiro de longa data, porque o parlamentar está cotado para o Tribunal de Contas dos Municípios, com isso, Eures trairia mais uma vez Arthur Maia podendo até mesmo sufocá-lo na região e alcançar seu intento de ingressar no Congresso Nacional.
#ARTHUR Maia diz que apoia Eures nas eleições, porém, com muita cautela, já que conhece o estilo do seu êmulo. O federal aparece timidamente ao lado do ex-prefeito, bem como os pré-candidatos do seu partido, União Brasil.
#A MAIOR discrepância da pré-campanha de Eures é a tentativa de associá-lo a Jerônimo, Lula e Rui Costa, quando toda a sociedade lapense sabe que o pré-candidato já deu depoimento na Assembleia Legislativa declarando o arrependimento em ter votado em Lula e Jerônimo.
#É DO CONHECIMENTO de toda a Lapa que Fábio Nunes é o legítimo pré-candidato de Lula, Rui e Jerônimo, sendo que o governador fez questão de dizer publicamente que caminhará com o chamado veão nessas eleições, o que não poderia ser diferente, já que ambos são do PT.
#O QUE CAUSOU estranhesa foi o alvoroço e o foguetório na casa do deputado depois de uma suposta pesquisa há uma semana, mas que não foi divulgada. Será por quê? É público que Eures adora publicar pesquisas, inclusive quando são forjadas, como aconteceu em 2008, que ele lançou na véspera da eleição com os números lá em cima a seu favor, porém, quem foi eleito foi Roberto Maia.
#ENQUANTO isso, de um lado e de outro os seguidores fazem o gesto característico, a situação com o L de liberdade e a oposição com os cinco dedos em referência ao número do partido de Eures. Entretanto, só no primeiro domingo de outubro< à noite, será revelado pelo TSE o nome do vencedor.