Por Mara Cerqueira
As maiores lideranças políticas são reconhecidas principalmente pela capacidade discursiva, boa retórica, vasto conhecimento, raciocínio rápido e simpatia são habilidades que conquistam as pessoas. É comum que o poder da oratória defina o futuro político de uma pessoa que exerça o ofício da política. Podendo destacar aqui, que a persona desenvolvida por Eures Ribeiro, durante toda sua vida política, incluindo a sua passagem pelo movimento estudantil, tem uma marca muito característica, o humor. Dizem que a capacidade de utilizar o Humor como expressão, demonstra inteligência, se é assim, então o pré-candidato do PSD faz parte do rol dos que gozam dessa qualidade.
Na convenção que oficializou sua candidatura, Eures manteve-se sorridente a cada fala da sua comitiva, que estava repleta de autoridade deveras relevantes, senador da república, presidente da Assembleia Legislativa, secretário de infraestrutura, deputados, prefeitos, nomes de peso do cenário político da Bahia.
Em sua fala que durou cerca de nove minutos, Eures trouxe sua veia bem humorada para o jogo, desafiou os deputados Arthur Maia e Sérgio Brito a disputarem entre eles, para ver quem mais traria emendas parlamentares para a cidade, e logo colocou que quem ganhará será o povo. Colocou a necessidade de ter grandes parceiros na vida pública e que todo esse apoio irá ajudar a recuperar a cidade, na oportunidade agradeceu a todos os parceiros presentes.
Em um momento, Eures fez a plateia ir a gargalhadas quebrando a seriedade que pede o momento, mas quem conhece sabe que é sua característica colocar uma pitada de humor em seus discursos. O humor pode fazer um discurso ficar mais leve, e por mais que a plateia estivesse empolgada com a última fala da noite, ainda colaboraria mais com o clima mais que positivo do ambiente.
As pessoas comuns costumam gostar muito das falas do ex-prefeito, justamente por esse traço bem humorado, a ponto dos áudios do político chegarem a viralizar nos grupos de WhatsApp e redes sociais da região, pois todos querem ouvir o que diz Eures Ribeiro, por sua relevância no cenário regional.
No início de sua fala, o político lapense começou lembrando do Rei Salomão, lembrou que esse foi o maior governantes que já houve na terra, isso porque antes de tomar qualquer decisão ele se aconselhava com Deus, e assim como Salomão, ele garante que o faz, lembrando que Deus é o melhor dos conselheiros.
Por fim, despediu-se naquela noite, dizendo que caso seja eleito prefeito de Bom Jesus da Lapa fará dez vezes mais do que fez nas gestões anteriores. Mas é importante lembrar que diante de uma guerra de bastidores, todo o bom humor do momento, vem do ambiente proposto por Eures, que com uma frente de mais de 25% nas pesquisas e a rejeição do seu oponente, a guerra de narrativa não tirará a tranquilidade de sua campanha, salientando que ele é um político experimentado nas disputas eleitorais da cidade e região.