E mais uma vez, a Capital Baiana da Fé atrai milhares de fiéis de todas as partes do Brasil e do mundo que vêm em busca da Romaria do Bom Jesus da Lapa, uma jornada de extrema importância para as pessoas religiosas e também para aqueles que apreciam as manifestações culturais que emanam do povo.
O tema geral da Romaria deste ano é “Bom Jesus, Modelo de Oração, Louvor a Deus e Amizade” e o lema “Senhor, ensinai-nos a rezar como também João ensinou aos seus discípulos”, com inspiração na Campanha da Fraternidade deste ano e no chamado do Papa Francisco à Igreja para viver um ano de oração.
Para marcar a temática, um painel foi produzido e instalado no presbitério da Esplanada, onde acontecem as celebrações do novenário e festa.
A tradicional peregrinação com 333 anos de história termina nesta terça-feira, dia 6 de agosto.
Durante 10 dias, mais de meio milhão de pessoas passaram às margens do rio São Francisco, onde as grutas refletem a natureza, obras de Deus, enquanto em seu interior os devotos renovam sua fé.
O Santuário do Bom Jesus da Lapa ficará aberto das 5h às 21h, com uma equipe de mais de 100 colaboradores preparados para atuar nos diversos setores de infraestrutura, segurança e acolhimento aos visitantes.
No dia da grande festa, acontece o tradicional Ofício de Nossa Senhora às 6h e a Santa Missa Solene celebrada às 7h, e após os atendimentos de confissões, batizados, Terço da Misericórdia e mais duas celebrações, às 17h acontece a procissão saindo da Catedral Nossa Senhora do Carmo para o Santuário, onde acontece a Missa de Encerramento, com a pregação de Dom Francisco de Assis Gabriel, bispo de Campo Maior (PI).