Por Emanoel Virgino
Impressionante é a palavra para traduzir o movimento que abalou as estruturas da história eleitoral na capital baiana da fé
Não foi sexta-feira de romaria, não era show de Gustavo lima Lima em pré-carnaval, tampouco São Pedro, também não eram pessoas de Sítio do Mato, Porto Novo ou Serra do Ramalho, como acontece nos encontros de Eures Ribeiro .
Foi apenas um encontro do povo com o prefeito Fábio Nunes (PT), candidato à reeleição, mas o bairro Cavalhadas, onde ele mora, foi se entupindo de eleitores que chegaram aos grupos carregando a bandeira da virada.
Já não é só o apoio do povo que vem num crescendo, é amor da população pelo “Veão” em quem a cidade se espelha por ser uma espécie de paladino da liberdade, porque todos os caminhos se bifurcaram até o ponto de encontro, deixando o resto da cidade desolada em pleno sextou.
As caravanas se encontraram no bairro Santa Luzia e geraram congestionamento do trânsito, inclusive com Fábio Nunes tendo que enfrentar o engarrafamento. Mas quando ele chegou por volta das 21 horas, houve uma explosão de alegria.
A multidão não estava ali para ouvir falas de candidatos, que foram breves, com destaque para om próprio Fábio Nunes, que falou em suspender a queima de fogos de artifício explosivos, para proteger autistas e animais de estimação, mesmo porque é recomendação do juiz eleitoral.
O povão queria mesmo era estar presente demonstrando que está com ele, aquele que veio para libertar a Lapa de uma espécie de ditadura imperial de uma pessoa só, o seu adversário que já foi parceiro, mas queria mais do que é permitido pelas leis dos bons costumes e respeito pelos cidadãos.
A eleição não está ganha, porque é uma disputa justa a ser definida no dia seis de outubro, mas Fábio Nunes tem o respeito e o apoio da família de Bom Jesus da Lapa, porque reconhece sua competência, seu empenho e seus esforços para transformar a cidade e mudar o rumo da história em muito pouco tempo, como se o que está acontecendo fosse uma verdadeira batalha final contra forças obscuras.
O adversário pode até tentar derrubar uma pesquisa, como Eures fez esta semana, mas não pode interferir no sentimento e na decisão do povo.
Respeito e cuidado com as pessoas com autismo, com os animais e com os idosos de Bom Jesus da Lapa.
Eu pedi e a coligação Lapa Livre assinou embaixo. Não usaremos mais fogos de artifício de estouro. Eles perturbam e assustam as pessoas e aos nossos pets.
É um compromisso nosso com a nossa gente. VIVA A LAPA LIVRE – Fábio Nunes