Mara Cerqueira
No dia de hoje, se celebra a festa da democracia. Por mais que pareça tumultuado, o processo eleitoral, e isso é real, não se pode esperar que algo tão grandioso, envolvendo tantas pessoas possa ser algo tranquilo, tudo porque onde há pessoas, há uma luta por interesses diversos. A democracia é, e sempre será uma das invenções mais sofisticadas já inventadas pelo ser humano, já que esta prevê o direito de cada um e simultaneamente o direito geral.
O processo democrático traz como personagem principal as representatividades, já que seria impossível a auto regulação, isso porque muitos movimentos políticos já debateram essa forma de representatividade, mas nunca logrou-se êxito e isso se pode constatar ao estudar sociologia e os movimentos anarquistas, por exemplo; mas esse assunto podemos debater em outra oportunidade. Fato é que, os processos de escolhas para eleger representantes que possam defender o direito do cidadão foram se aperfeiçoando a cada dia. Em países como o Brasil, que adaptam processos eleitorais, onde o povo escolhe o chefe dos poderes executivos e legislativos, apresenta-se o modelo mais usual da civilização e isso é muito positivo.
O ano de 2024 será marcado pelo processo eleitoral que escolherá os representantes no âmbito municipal, onde prefeitos e vereadores serão eleitos. Na cidade de Bom Jesus da Lapa, todo o processo eleitoral permeou em volta de uma persona muito marcante. Trata-se de Eures Ribeiro, liderança que dedicou toda sua vida à política, de líder estudantil, ao político mais comentado de toda a região. Eures teve uma carreira política meteórica, muito jovem foi eleito vereador, logo depois foi eleito deputado, e finalmente prefeito de Bom Jesus da Lapa em 2012 com pouco mais de 30 anos de idade.
Eures não vem de família abastada, pelo contrário, garoto simples, com penas 15 anos no movimento estudantil, só tinha força de vontade e um sonho, no início lutou apenas com o apoio da família, mas não demorou muito para que fosse notado como um habilidoso político. Um dos primeiros parceiros políticos com influência foi o já deputado Arthur Maia, que viu seu valor logo cedo, parceria que durou algum tempo, mas logo tiveram um afastamento.
Há algumas eleições, Eures tem dado o tom do debate; a partir de 2012, ele não perdeu mais nenhuma eleição, inclusive, a sua liderança influenciou vários processos eleitorais em toda a região e chegou a ser o político mais importante das regiões Oeste e Sudoeste, sendo decisivo nos processos eleitorais do estado da Bahia. Na eleição que acontece hoje, dia 06 de outubro de 2024, ele vai poder provar sua força, já que foi a personagem mais importante de todo esse processo. Rompeu com seu sucessor por entender que Fábio não tem o perfil para liderar, já que este perdeu a mão à frente da gestão e permitiu que a prefeitura virasse uma desordem, com pelo menos cinco mandatários. Esse fato fez com que Eures montasse o próprio grupo com a ajuda de seu amigo Miguel Leles e liderasse a oposição na cidade.
Eures tem faro político, e sim, é naturalmente político, por esse motivo, seu opositor penou para encontrar uma fórmula para enfrentar sua liderança, Eures deu o tom do debate e de toda a narrativa, quando seu opositor contava com sua habitual postura do enfrentamento, ele fez o oposto, discutiu um programa de governo consistente, demonstrou suas realizações enquanto gestor e montou uma estratégia que provavelmente lhe levará a cadeira executiva nessas eleições, pois foi ele mesmo a personagem mais falada da campanha e por isso toda a campanha envolveu seu nome.
O site Bahia Notícias publicou ontem uma última pesquisa sobre as eleições em Lapa, onde Eures aparece com quase 60% das intenções de votos dos lapenses. Esses dados demonstram que o deputado estadual acertou mais uma vez, fazendo uma das jogadas políticas mais geniais já vistas no município, enfrentando uma máquina pública abastada, muitas difamações, jogos de interesses, ofertas de cargos públicos, violência verbal e de fato, dentre outros.
Neste domingo, por volta das 18:00 hs já se terá o mais novo prefeito da cidade, daí cessará o grande debate, apagam-se as luzes do processo eleitoral e os cidadãos lapenses poderão, enfim, passar para a parte onde se vai finalmente se falar de como este poderá executar o seu trabalho em prol de toda a cidade.