Um vídeo que circula nas redes sociais e vem sendo compartilhado como se fosse um flagrante de ação criminosa em Brumado é, na verdade, parte de uma simulação realizada pela Polícia Militar.
O treinamento ocorreu na madrugada da última sexta-feira, 9 de novembro, no Centro da cidade, e recriou um cenário realista de ataque a instituições financeiras.
A simulação, coordenada pelo tenente-coronel Elson Pereira, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, foi planejada para testar a resposta das forças de segurança em situações de alta complexidade.
Durante a ação, agentes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), CIPE Sudoeste e Rondesp Sudoeste participaram, promovendo um exercício integrado entre as corporações.
O treinamento incluiu cenas de sequestro simulado, com pessoas feitas reféns, veículos queimados para obstruir vias e outros obstáculos projetados para dificultar o trabalho das forças policiais, reproduzindo táticas comuns em ações criminosas reais.
Apesar de a ação ter ocorrido durante a madrugada, moradores de Brumado se aglomeraram nas proximidades do Banco do Brasil, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, para acompanhar o exercício. No vídeo é possível ouvir o barulho das pessoas que foram ao local acompanhar a simulação.