sexta-feira, outubro 18, 2024

Números de adesão ao Novembro Azul regrediram em 2020

Leia também

Campanha nacional começa nesta segunda-feira, 01

O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Os dois estavam se divertindo em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode, que estava fora de moda na época.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Ainda sobre as comemorações da semana, nos idos de 29 e 30 de novembro do ano de 2016, a no âmbito das Forças Armadas, a Unidade Militar Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ),sediada na cidade de Niterói, RJ, realizou um ciclo de palestras relativas a 1ª Semana do Homem em que exaltava o tema do Novembro Azul, posto que é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, sejam elas públicas ou privadas, com o fito de conscientização a respeito de doenças masculinas, com vistas a diminuição do preconceito masculino e com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Sobre o assunto, o público presente, na maioria homens militares das Forças Armadas Brasileiras, pôde assistir a palestra ministrada sobre “Câncer de Próstata”, proferida pelo Médico Vitor Menezes Marques e sobre a “Lei Maria da Penha e suas implicações”, proferida pelo jurista Adolfo Moisés Vieira da Rocha. “Com isso a BNRJ não somente estimula uma mudança comportamental, como também propicia uma melhoria na qualidade de vida dos militares da Base da nossa Esquadra

O principal objetivo do Novembro Azul é estimular os homens a cuidarem mais da própria saúde de forma ativa – autocuidado – e em uma perspectiva integral.

As orientações são para o cuidado diário e compreendem a promoção, prevenção de doenças e agravos e recuperação da saúde da população masculina ao longo do curso de vida.

Evolução das Adesões

reprodução

Faixa etária 2018 2019 2020

Segundo o Ministério da Saúde, as adesões do sexo masculino na faixa de12 a 19 anos foram 5.909 em 2018, 3.374.498 em 2019 e 2.573.707 2020

Na faixa dos 20 a 39 anos, os números de adesões foram assim: 21.937 em 2018, 7.795.349 em 2019 e 8.740.579 em 2020.

Já na faixa de 40 a 59 anos as adesões foram de 8.016 em 2018, 11.027.281em 2019 e 11.066.879 em 2020.

A última faixa etária, homens de 60 anos e mais, registrou os seguintes números: 7.521 em 2018, 12.254.168 em 2019 e 11.415.975 2020.

Veja Gráfico

Em Bom Jesus da Lapa, os poderes públicos assim como entidades, empresas e representantes da sociedade civil, engajam-se fortemente na campanha que sempre apresenta grandes resultados.

Da redação, com informações do Ministério da Saúde e Wikipédia.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias