Nesta quinta-feira, 20, às 19 horas, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria de Saúde e do Caps III, vai realizar um seminário sob o tema “a segurança do retorno às aulas, uma questão de saúde pública”, evento que está associado ao “Janeiro Branco”, com transmissão pelo Facebook.
O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental, marcando o primeiro mês do ano. Assim, a iniciativa foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais.
A escolha do período não é por acaso: o início de um novo ano pode gerar ou aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior, ou pelo anseio por mudanças.
O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo, com 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade.
No entanto, a saúde mental não merece atenção apenas no janeiro branco, é necessário ter cuidado durante todo o ano. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) uma em cada quatro pessoas irá sofrer com algum transtorno mental durante a vida.
Um dos palestrantes é o idealizador da campanha nacional “Janeiro Branco” no Brasil, Leonardo Abrahão. Ele é psicólogo e já palestrou em outras oportunidades sobre os temas para Bom Jesus da Lapa, e desta vez ministrará a palestra “A saúde mental dos trabalhadores da educação e da sociedade”.
Outra presença carimbada no Janeiro Branco de Bom Jesus da Lapa, Dr. Uelcio Moreira Cangussu Filho, pós-graduado em psiquiatria pela Estácio de Sá – RJ e abordará o tema “A segurança do retorno às aulas: Uma questão de saúde pública”.
O seminário é do interesse de professores, diretores, coordenadores pedagógicos, assim como integrantes da sociedade civil.
Para assistir é só acessar o https://www.facebook.com/PMBJLapa
Da redação, com informações da Ascom BJL