sábado, novembro 23, 2024

Erivélton Radson fala dos trabalhos de reparação das ruas e outras ações depois das chuvas em Bom Jesus da Lapa

Leia também

Secretário de obras também comenta sobre investimentos em pavimentação asfáltica através da Sedur

As constantes chuvas que tiveram início em dezembro de 2021 até a primeira semana de janeiro deste ano, causaram muitos transtornos à população das zonas rural e urbana, até mesmo em Bom Jesus da Lapa que esteve fora do roteiro dos grandes dramas motivados pelas enchentes que assolaram o sul e parte do sudoeste da Bahia.

O secretário de infraestrutura e obras de Bom Jesus da Lapa, Erivélton Radson, falou ao visto24horas como foi o enfrentamento nos dias mais difíceis das chuvas fortes, assim como as medidas adotadas para recuperar ruas avariadas e estradas para normalizar o trânsito entre a sede do município e as localidades.

“Desde o tempo que moro aqui, realmente nunca vi tanta chuva em um pouco período de tempo, e a Secretaria de Obras teve sua participação para conter as enchentes no bairro Beira Rio, na Jurema onde não tivemos nenhuma dificuldade no período de chuva devido ao piscinão construído na gestão anterior, também no bairro Maravilha onde a piscina transbordou, entretanto, não alagou nenhuma casa”, explica.

O secretário disse que o piscinão do bairro Beira Rio ainda não está concluído, por isso não houve a possibilidade de coibir as enchentes, mesmo assim, as duas bombas foram suficientes para minimizar o problema e escoar a água com maior rapidez do que em anos anteriores. “Aquele bairro recebe água das chuvas de vários bairros que estão mais acima, como o centro, Magalhães Neto dentre outros, mas conseguimos amenizar o drama da população local”, alega.

Erivélton falou ainda que no bairro Parque Verde o piscinão também funcionou de forma a não alagar residências. “Para se ter uma ideia, nos anos anteriores, além de alagar algumas casas as ruas ficavam intransitáveis no Parque Verde. O problema de chuva está havendo, mas diminuindo os problemas de acordo com o trabalho da nossa gestão”, observa.

O bairro Beira Rio é um dos locais onde ainda há dramas devido às chuvas. “Tivemos problemas no bairro, mas a Secretaria de Obras deu toda assistência juntamente com a Secretaria de Assistência Social; e quero parabenizar a secretária Juliana Vaz, porque ela enfrentou a situação alugando algumas casas para abrigar algumas famílias”, atesta.

No bairro Shangrilá houve problemas, uma vez que não há pavimentação ainda por ser um bairro novo. “Ali abriram várias crateras em algumas ruas devido a incidência das águas e por ser um bairro formado por ladeiras, mas a secretaria já está resolvendo a situação”, diz Erivélton.

Uma possível cheia do Rio São Francisco nos próximos dias devido a abertura da das comportas da hidrelétrica de Três Marias. É um fator preocupante. “O nível do rio já está muito alto, e nossa secretaria juntamente com a Assistência Social estamos realizando um trabalho de alerta e auxílio às famílias das ilhas, disponibilizando estrutura para retirar móveis, pertences, animais e abrigar as pessoas até o volume do rio começar a baixar. E o pessoal está atendendo ao nosso pedido”, destaca Erivélton.

Operação Tapa Buraco

“Há muita reclamação no período chuvoso, só que enquanto há chuva, não podemos fazer nada, porque se a gente fizer o trabalho pela manhã e chover à tarde, a gente perde todo o serviço. Mas agora que parou a chuva, a gente começou a tapar os buracos, não é só a questão de asfalto, é de paralelepípedos também, ruas que não são pavimentadas como as do Shangrilá, já estamos patrolando também”, frisa.

Erivélton Radson pede a compreensão da população, porque é muito trabalho que precisa ser feito, mas que pouco a pouco as vias públicas vão voltando a ser como antes. “Antes das chuvas a gente veio fazendo um trabalho ostensivo de limpeza desde o início do ano passado, tanto das ruas quanto dos piscinões, para não entupir as bombas e enfrentar melhor a situação, mesmo assim, as ruas precisam ser recuperadas em alguns pontos”, acrescenta.

Investimentos

Agora com o ex-prefeito Eures Ribeiro sendo secretário estadual à frente da Sedur, segundo Erivélton Radson, já está garantido um investimento de R4 2 milhões para recuperar estradas do interior. “E mais R$ 4 milhões para pavimentação asfáltica; vamos estar fazendo algumas ruas e também no centro vamos asfaltar as ruas que ainda estão em calçamento. Vamos concluir uma parte do João Paulo II e no bairro Marimbondo, onde ainda não há asfalto”, anuncia.

O secretário diz ainda que a pavimentação começa em abril, e agradece à população, à equipe da Secretaria, ao prefeito Fábio Nunes e ao secretário da Sedur, Eures Ribeiro.

Da redação

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias