A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta terça-feira (1º), a Jornada Pedagógica 2022, com o tema “Educação e democracia: Anísio Teixeira, Paulo Freire e seus legados”, prosseguindo até o dia 4 de fevereiro, em todas as escolas estaduais. A abertura da atividade, transmitida pelo canal TV Educa Bahia e, também, no canal da SEC no YouTube, pode ser conferida no endereço https://bit.ly/3glEbbD. A programação da jornada é acessada através da página http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br. O ano letivo 2022 começa na próxima segunda-feira (7), de forma 100% presencial.
Durante a jornada, os educadores da rede estadual irão planejar as atividades letivas deste ano, definindo os projetos e programas previstos para o ano nas diferentes áreas e modalidades de ensino, bem como irão discutir estratégias de busca ativa e definir planos de curso por áreas e/ou eixos tecnológicos, em uma ação coletiva que visa as entregas para os estudantes e o fortalecimento da educação de qualidade.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, abordou o percurso de 2021; os avanços alcançados; e as perspectivas para este ano. “A jornada abre um novo ciclo para, na próxima segunda-feira (7), estarmos recepcionando os nossos estudantes. Após esta abertura, cada unidade escolar começa a sua agenda específica, tratando dos temas orientandos pela SEC e qualificando os temas específicos de cada realidade. A jornada traz o tema da educação e da democracia, que são necessárias para os estudantes, professores e para toda a sociedade brasileira”.
O professor e doutor Álamo Pimentel Gonçalves da Silva, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), proferiu uma aula magna contextualizada com o tema da jornada. “Umas da coisas que Paulo Freire e Anísio Teixeira têm em comum é que o conjunto de suas obras tratam de educação, democracia, cultura e vida. Nessa perspectiva, eu retomo em Anísio Teixeira algo que considero um pano de fundo, que é a ética da vida comum, pois ele coloca a democracia sempre como uma exigência ética do viver comum a ser construído na escola, com a escola e a partir da escola. Já Paulo Freire traz a política da memória, pois, para ele, a educação é um ato político e uma forma de transformar esse ato político em uma prática cotidiana é através dessa política da memória”, destacou.
Sobre a jornada – A Jornada Pedagógica é um espaço/tempo destinado ao planejamento do ano letivo, através do qual a gestão escolar e professores definem metas e objetivos a serem alcançados. Com a atividade, a Secretaria da Educação do Estado pretende reiterar a perspectiva da educação democrática, acolhendo todas as diversidades, incluindo um planejamento para a prática e voltado para a inclusão.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado