segunda-feira, novembro 25, 2024

Centenas de devotos de Iemanjá acompanharam o cortejo dedicado à orixá nesta quarta-feira em Bom Jesus da Lapa

Leia também

Na tradição católica Iemanjá é Nossa Senhora da Conceição

Em um ano atípico devido à cheia do rio São Francisco, com a perspectiva de muita prosperidade, os devotos de Iemanjá celebraram seu dia nesta tarde de quarta-feira, 2, no cais de Bom Jesus da Lapa e saíram em cortejo pelas ruas da cidade.

Rainha das religiões de matriz africana, Iemanjá é representada na tradição católica como Nossa Senhora da Conceição, por isso também atrai devotos que não são da umbanda nem do candomblé.

A festa em Bom Jesus da Lapa é uma tradição, sendo o segundo evento anual, uma vez que o primeiro é a festa do Bom Jesus dos Navegantes, na capital baiana da fé.

Devotos tradicionais da cidade como Delavega, Pinguim, Carlão da Gaita e o secretário de turismo, Adson Pereira, foram prestigiar o cortejo e alguns se manifestaram nas redes sociais para retratar a importância da festa dedicado à rainha do mar.

reprodução

Iemanjá é uma orixá cultuada em religiões com ligação africana, como a Umbanda e o Candomblé.

Nestas religiões, a orixá representa uma Entidade de Luz que é considerada a mãe de muitos orixás. Por isso, sua representação é fortemente associada à fecundidade.

Também chamada de Orixá da Geração, Iemanjá é responsável pelos mistérios da geração, o que significa que ela é símbolo da reprodução e fertilidade. Essa e outras características fazem dessa orixá, uma das mais procuradas por praticantes de religiões com descendência africana.

Da redação

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias