Considerada um dos principais destinos turísticos do interior da Bahia, Bom Jesus da Lapa nos últimos anos vem passando por grandes transformações, no que se refere a atrações turísticas que vão para além do morro do Santuário do Bom Jesus.
As obras que mudaram o aspecto da cidade, associadas à fé religiosa são principalmente a Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova e a Praça da Fé, antiga Praça da Prefeitura. Outra atração mais distante do centro é a Praça da Catedral, no bairro Amaralina, que hoje é roteiro das romarias.
Os hotéis e restaurantes, assim como as casar noturnas adotaram um novo padrão de aconchego e atendimento.
Tudo isso se transforma em atração para os visitantes e romeiros. E quem esteve na cidade há mais de dois anos, sempre se surpreende com as transformações da cidade durante as duas gestões de Eures Ribeiro.
Uma das atrações turísticas é o Caminho da Fé, uma passarela em torno do morro do Santuário, que vai demorar um pouco para ser realidade, mas, segundo o poder público e a administração do Santuário vai acontecer.
O novo aeroporto vai ser inaugurado ainda neste ano de 2022 e isso vai atrair turistas de grande poder aquisitivo, de forma que é preciso apostar na qualidade dos serviços hoteleiros, de gastronomia e lazer.
No aspecto de capacitação, está acontecendo até o dia 16 um curso para guias turísticos. Segundo a Secretaria de Turismo, a primeira Capacitação de Guias Turísticos, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, em parceria com a própria Secretaria de Cultura e Turismo.
Durante o período do curso os Guias terão aulas que os capacitarão para melhorar ainda mais o bom atendimento aos romeiros, visitantes e turistas que estão presentes diariamente na cidade.
A equipe de instruções está sob a coordenação do PM Cabo Sampaio e realizarão aulas de Ética e Disciplina, Direitos Humanos, Turismo, História Regional, Arqueologia, Características do Sertanejo, Sociologia, Catecismo e outros temas.
Da redação com informações da Ascom BJL.