Quem acompanha a rotina da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa, sabe que o assunto que mais se discute entre os vereadores é o problema das
estradas vicinais.
São requerimentos que se empilham, discursos, protestos e apelos das
comunidades que recorrem aos vereadores pedindo atenção dos gestores
através das décadas.
Essa é uma realidade, em especial, na região do semi-árido da Bahia. Os
municípios sofrem com graves problemas de assoreamento de rios, córregos,
lagos, veredas e nascentes provenientes de estradas vicinais mal construídas,
e, no período das chuvas, o material é lixiviado e transportado, causando
erosão.
O termo vicinal vem do latim Vicinalis. Significa “Aquela que faz a ligação
entre dois lugares, localidades ou povoações próximas”. Vem do sentido
de vizinho. Na Engenharia Rodoviária, é possível adotar esse termo associado
a uma via que liga dois pontos vizinhos, ou seja, tem a função de ligar uma
origem a um destino bem definido.
Em Bom Jesus da Lapa, o período ideal para se recuperar estradas rurais é a
estação das chuvas que são poucos meses no início do ano assim como no
final do ano vindouro.
A grande dificuldade é que as estradas recuperadas, rapidamente necessitam
de nova manutenção, tornando-se um agravante para as comunidades que
depende da estrada para garantir a sobrevivência da família, devido ao
escoamento da produção agrícola e pecuária.
O município se estende por 4 200,3 km² e, salvo engano, possui cerca de 80
localidades rurais, todas elas interligadas por estradas de chão batido,
geralmente esburacadas e quase intransitáveis.
Iniciando agosto já é impossível fazer recuperação das vicinais, o que se torna
um tormento para o trabalhador rural.
No município de Mirabela, em Minas Gerais, um grupo de engenharia de
estradas, iniciou um projeto para resolver o problema das vias rurais, com a
construção de trechos de estradas de maneira ecologia sendo uma das
possíveis soluções destes problemas para região.
O primeiro passo para iniciar os trabalhos foi a reestruturação das estradas,
através da utilização de bacias de contenção das margens da estrada e o
melhoramento das calhas, inclinação da superfície da estrada e construção de
quebra-molas para orientação da água até as barragens de contenção.
Os engenheiros consideram que se a estrada vicinal for plana, o problema de
destruição e surgimento de buracos será constante. Se elas forem elevadas e
contarem com calhas e pequenas bacias ao longo de sua extensão, para o
escoamento da água.
Se Bom Jesus da Lapa adotasse tal sistema, gradativamente a situação iria
melhorar. Resta ao Poder Público Municipal e à Codevasf abraçarem a causa.