quinta-feira, setembro 19, 2024

Tempos pandêmicos: A escola e as famílias (Uma experiência a contar)

Leia também

O ano foi 2020, onde tudo começou a mudar! De lá até hoje, vivemos um momento preocupante. Um caos na saúde pública, com a chegada da pandemia da covid-19.

Um novo normal se instala em nossas vidas. E neste caminhar, muda-se também a rotina da educação. “Escolas fechadas”. E agora?! Um projeto emergencial de educação foi adotado pela Secretaria Municipal de Educação (Bom Jesus da Lapa/Bahia), para atender alunos e alunas da rede municipal de ensino.

E a proposta foi: entregar atividades impressas aos alunos/as, assim como, organizar grupos de estudos pelo whatsapp, para diminuir, amenizar um pouco os problemas de aprendizagem dos alunos/as.

E neste sentido, a escola Jonas Rodrigues, da comunidade ribeirinha de Ilha da Canabrava, da cidade de Bom Jesus da Lapa/Bahia, através da gestão escolar, inicia uma nova caminhada: entregar as atividades, tanto no interior da unidade escolar, como também, nos portos das comunidades ribeirinhas. Ressaltando que, nosso transporte escolar são as lanchas, pois, para se chegar à escola e às comunidades, navegamos pelo Rio São Francisco.

O que esta ação de “entregar as atividades”, diretamente às famílias nos possibilita? A comunicação com as famílias e responsáveis dos nossos alunos/as. Não deixamos o período pandêmico nos distanciar totalmente das famílias, pois, quando chegam (famílias) para receber e entregar as atividades, temos a oportunidade de conversar sobre os alunos/as; sobre as dificuldades em dar conta das atividades; explicar as atividades; repassar informações da secretaria de educação; saber como os alunos/as estão enfrentando este novo normal; entregar o kit alimentação, leve lanche e kit de higiene; reforçar os cuidados com a pandemia; entre outras situações.

Claro que, obedecendo aos protocolos de segurança contra a covid-19, e também a um cronograma (horário) que a escola instituiu com o objetivo de evitar aglomerações, tendo em vista o distanciamento social.

Não temos palavras para ilustrar tamanha experiência, de tão relevante e necessária para todos os envolvidos. É uma sensação de “dever cumprido”. Só temos a agradecer às famílias pela parceria de sempre, como também aos funcionários das escolas, o nosso muito obrigado.

Autoria: Equipe da Escola Jonas Rodrigues

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias