No último final de semana a população de Bom Jesus da Lapa ficou surpresa com o movimento dos povos quilombolas na Barrinha. Os moradores fecharam o acesso ao principal ponto turístico do lado do rio São Francisco, oposto ao Santuário do Bom Jesus.
Uma das lideranças do movimento explicou em vídeo no Whatsapp, que a manifestação se devia ao desmatamento na margem do rio, assim como um suposto aterramento no braço do Velho Chico, destruição das lagos e das matas ciliares em desrespeito às áreas de APP (Área de Preservação Permanente).
Por outro lado, o secretário de meio ambiente da cidade, Lúcio Flávio Magalhães César, contatado pelo visto24horas, explicou que os protestos não têm base legal nenhuma. “Eu fiz duas licenças ambientais dentro das atribuições que a Secretaria tem, uma é do bar de Neide, ela adquiriu outro bar e dei uma autorização de reforma, não é ampliação, em nenhum momento essa autorização dá direito a ela de entrar em área de APP”, esclarece.
A autorização foi feita através da Portaria nº 068/2021 da Semeia (Secretaria de Meio Ambiente), do dia 25 de junho de 2021, com validade de um ano, a Luzineide Pereira Sousa, conhecida popularmente como Neide, para a reforma do bar em uma área de 52,2M².
O secretário disse ainda que os moradores da Ilha da Canabrava estão pedindo ao prefeito Fábio Nunes a reforma da estrada que estava cheia de buracos, “mas não presenciei nenhuma ação fora do permitido por lei em relação à preservação do rio”, garante.
Lúcio Flavio comenta ainda sobre um loteamento que está sendo feito à margem da estrada, que algumas pessoas estariam reivindicando como área quilombola. “Ali é uma área privada, é uma propriedade que tem mais de cem anos, e hoje é uma área urbana”, elucida o secretário.
Ele diz que autorizou a ampliação do loteamento, com a ressalva de os responsáveis preservarem a área de APP. “Existe uma expansão imobiliária em Bom Jesus da Lapa, isso é geral, e há esses conflitos, agora eu garanto que não estou fazendo nada que não seja dentro da Lei”, conclui.
Muitom bem …..parabéns galera