Ex-governador também exerceu a função no segundo turno da eleição presidencial de 2018
O senador Jaques Wagner (PT) será o articulador político da campanha ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro. O ex-governador também exerceu a função no segundo turno da eleição presidencial de 2018, quando Fernando Haddad foi derrotado por Jair Bolsonaro. A informação é do jornal O Globo.
Wagner foi ministro nos governos de Lula (Trabalho e Relações Institucionais) e Dilma (Defesa e Casa Civil), além de ter sido governador da Bahia por dois mandatos.
A reportagem do Globo lembra que em 2018, Lula queria Wagner como o seu substituto na disputa pela Presidência, mas ele resistiu e a cabeça da chapa acabou ficando com Haddad. Lula teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, por causa da sua condenação no caso do triplex do Guarujá, na operação Lava-Jato. A sentença foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021.
Ainda de acordo com a publicação, junto a Wagner nas articulações políticas estará o deputado federal José Guimarães (CE) e o ex-governador Piauí Wellington Dias. Tanto Dias como Wagner também devem participar dos diálogos com o empresariado.
Bahia.ba