Movimento tenta responder aos ataques de bolsonaristas e do próprio presidente Jair Bolsonaro
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, vão assinar um termo de cooperação entre os dois órgãos na quarta-feira para estabelecer ações conjuntas de “fortalecimento da democracia e do processo eleitoral”.
O movimento, segundo reportagem da revista Veja, tenta responder aos ataques de bolsonaristas e do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), contra o sistema eleitoral e criar meios para mobilizar a sociedade em torno da defesa das eleições e da democracia, caso algum dos derrotados nas eleições de outubro não queiram aceitar o resultado do pleito.
A preocupação acerca das eleições no Brasil este ano é grande, a ponto de órgãos brasileiros convidarem observadores internacionais para acompanharem o pleito. Em meados de abril, o TSE convidou membros da União Europeia para observar o pleito no país, entretanto, no início de maio, o convite foi desfeito após resistência do governo à ideia.
Mesmo assim, em seguida, o Senado começou a se movimentar na tentativa de contornar o “desconvite” e convocar novamente autoridades europeias para presenciarem as apurações.
Agência Brasil