Sabe-se que neste ano tem eleições. Daqui da cidade de Bom Jesus da Lapa uma particularidade impera: de um lado o recente ex-prefeito da cidade e do outro o não tão recente, porém também ex-prefeito, Arthur de Oliveira Maia, hoje presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, que vem em dobradinha com empreendedor Moizés Barbosa.
Eles enfrentam aquele que atualmente possui a liderança do grupo político no poder na cidade de Bom Jesus da Lapa e goza de grande influência no Governo do estado da Bahia, enquanto a dupla de oposição experimenta parceria para se fortalecerem na cidade e região, sendo que o deputado faz parte da base de apoio do Governo Federal, e isso tem feito com que o parlamentar venha trazendo muitos benefícios para os municípios de Lapa e região.
Para se fazer uma análise sem paixões, pode-se dizer que a cidade de Bom Jesus da Lapa tem muita sorte de ter duas lideranças de tamanha envergadura atuando em nosso município, certo? Mas como análise política requer lógica, clareza dos fatos e apoio na realidade concreta, é preciso alguma cautela na apuração e este texto se aterá apenas a considerar a realidade do cenário político que envolve o deputado Arthur Maia e a parceria política envolvendo o ex-candidato a prefeito de Lapa na última eleição, Moizés Barbosa.
Quem faz análise política ou já passou dos trinta anos deve lembrar que Móizés Barbosa é herdeiro do grupo político que deu apoio a Arthur Maia no passado em nível municipal, antes do atual deputado alçar voos para o cenário nacional. O empresário lapense conhecido na cidade como alguém que conseguiu superar as dificuldades de uma origem simples e venceu na vida como empreendedor de sucesso, tem a empreitada de concorrer ao pleito eleitoral deste ano como candidato a deputado estadual; Moizés precisará de mais de quarenta mil votos para se eleger, e Maia poderá colaborar nesse intento.
Neste pleito eleitoral, o líder político local e o deputado federal estarão participando do mesmo palanque, formando a tão aclamada parceria que pode ser muito proveitosa para os dois: Moizés, buscando tomar posição localmente tentando uma vaga na Assembleia Legislativa, e Arthur tentando ampliar a sua votação no município que ultimamente não tem feito justiça a sua atuação como deputado federal que já destinou milhões em emendas parlamentares para Lapa.
Nesta sexta feira, Maia e Barbosa estarão cumprindo agenda em Bom Jesus da Lapa, Logo cedo participando de um café da manhã na comunidade quilombola Barrinha, que recebe obra para água tratada graças a emenda parlamentar do deputado, ao meio dia darão entrevista na rádio Nova Lapa FM, às 17 horas vão estar na comunidade de Pau D ‘arco, seguindo depois para a comunidade Morrão onde entregarão uma máquina agrícola.
No sábado a agenda é na cidade de Correntina com ACM Neto; esse é um ponto muito importante dessa parceria, a se avaliar que o pré-candidato ao governo do estado goza de uma ampla posição nas pesquisas eleitorais neste ano; ACM Neto vai enfrentar o fraco candidato do PT (Partido dos Trabalhadores) que herdará o ranço da população aos últimos governos petistas na Bahia, o que pode ser constatado em qualquer roda de conversa, devido ao cansaço da população com o mesmo grupo político no poder.
A população claramente anseia por mudança e se as pesquisas estiverem certas, ACM Neto tem a oportunidade de estar no lugar certo e na hora certa.
Por Mara Cerqueira