Alvo de críticas do presidente, a Globo passou pela primeira vez a receber mais que Record e SBT
Segundo dados da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom), o governo de Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 11,4 milhões em publicidade na Globo entre 1º de janeiro e 21 de junho, o que representa um valor 43% maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram gastos R$ 6,5 milhões.
Neste ano, pela primeira vez, o Governo Bolsonaro gastou mais em publicidade na Globo do que na Record e SBT, duas emissoras concorrentes da Globo tidas como “aliadas” do Governo Federal. Foram gastos em publicidade R$ 9,8 milhões na Record e R$ 8,4 milhões no SBT entre 1º de janeiro e 21 de junho de 2022.
As mudanças nos gastos de publicidade na Globo vieram também na proporção dos tipos de inserções publicitárias. Se em 2021 a Secom comprou 46 inserções publicitárias classificadas como de “utilidade pública” e dez para materiais institucionais, neste ano foram compradas 72 campanhas institucionais e duas de utilidade pública. As campanhas institucionais divulgam feitos do governo.