sábado, outubro 19, 2024

Ataques à imprensa durante campanha eleitoral passam de 2,7 milhões

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Ataques à imprensa durante campanha eleitoral passam de 2,7 milhões

Durante as duas primeiras semanas de campanha eleitoral a imprensa já foi alvo de mais de 2,7 milhões de ataques nas redes sociais, segundo relatou a organização internacional Repórteres Sem Fronteiras.

Ao todo foram 2.749.125 de postagens com ataques e ofensas ao jornalismo. O maior alvo é a Rede Globo. Entre as hashtags, a mais repercutida é a #Globolixo, encontrada em 377.007 dos tuítes com hashtags.

Os dados apontam ainda que durante a sabatina com os candidatos à presidência, a Globo também foi alvo de milhares de ataques nas redes sociais.

Já durante o primeiro debate entre os candidatos, realizado em pool pela Band, Cultura, UOL e Folha, a apresentadora Vera Magalhães foi alvo de diversos insultos após o ataque do candidato Jair Bolsonaro.

Vera, inclusive, foi a principal alvo de ataques. Além dela, os jornalistas que mais receberam agressões na semana foram Miriam Leitão, Milton Neves, Andreia Sadi, Renata Vasconcellos, Eliane Cantanhêde, Ricardo Noblat, William Bonner, Reinaldo Azevedo, Bernardo Mello Franco e Marina Dias.

Foi verificado também as contas que mais utilizaram hashtags de ataques a jornalistas e a imprensa. As cinco primeiras foram @marinaaddarosa @francorosito1, @cesarmo70820605, @mia41278514 e @romerossouza. Todos os perfis são de apoiadores de Bolsonaro.

“Ao analisar outros termos e referências comuns nos ataques à jornalista, identifica-se um padrão de agressões que articulam ilações e informações falsas sobre sua ética profissional com manifestações misóginas” diz o relatório.

Segundo a organização, a sistemática de ataques massivos a jornalistas nas redes sociais durante a campanha geralmente segue o caminho aberto por perfis de grande repercussão.

“Muitas vezes autoridades públicas utilizam a visibilidade de suas plataformas de comunicação para dar continuidade a ataques feitos pelo Presidente da República em outros espaços”.

Como exemplo, é usado o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Cada publicação teve alcance de cerca de um milhão de perfis.

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A Tarde

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