PGR solicitou o arquivamento de sete investigações iniciadas na Comissão
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, atendeu a um pedido feito pela cúpula da CPI da Covid e manteve a autorização à Polícia Federal para manter três investigações contra o presidente Jair Bolsonaro.
Em julho, a Procuradoria Geral da República (PGR) solicitou o arquivamento de sete investigações iniciadas na CPI da Covid.
A ministra determinou que a PF analise provas que podem auxiliar nas investigações. Em seguida, analisará o pedido feito pela PGR.
Na decisão, Weber afirmou que as preocupações dos senadores da cúpula da CPI são ‘plausíveis’. Ela pontuou que apenas o Poder Judiciário poderia impedir medidas voltadas à obtenção de provas.
“A diligência instrutória pleiteada tem pertinência com o objeto investigado e potencial epistêmico para colher novos elementos a respeito dos fatos em apuração, não malferindo direitos e garantias fundamentais, razão pela qual viável a autorização de seu emprego”, disse a ministra.
Rosa Weber é relatora de três ações que miram Bolsonaro, incluindo a que apura o suposto crime de charlatanismo por Bolsonaro e o então ministro Eduardo Pazuello pela propagação e defesa do chamado “tratamento precoce”, sem comprovação científica.
A Tarde