“Vamos encher as ruas de todo o Brasil com esperança. Obrigado, Salvador, e até a vitória”, disse Lula após reunir centenas de milhares de pessoas na capital baiana
O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou na tarde desta quarta-feira (12), em Salvador, um dos atos que com maior concentração de pessoas da campanha eleitoral.
Uma grande multidão de pessoas se espalhou pelo tradicional circuito Barra-Ondina acompanhando Lula e o candidato a governador da Bahina, Jerônimo Rodrigues (PT).
Durante sua passagem por Salvador, Lula falou sobre a necessidade de homens e mulheres receberem o mesmo salário para trabalho semelhantes e lembrou que o direito da mulher ao salário igual ao do homem foi estabelecido pela Constituição de 1988 sem que até hoje esse direito tenha sido regulamentado.
“Precisamos entender que a mulher não é um ser de segunda categoria. E muitas vezes a mulher conquistou o mercado de trabalho, mas o homem ainda não foi para a cozinha”, disse Lula, ao considerar que precisa haver mais equilíbrio na execução das tarefas de casa contra o machismo que ainda reina em muitos lares no país.
O candidato do PT a presidente também defendeu uma reforma tributária e para a correção da tabela do Imposto de Renda (IR). Lula deu o exemplo de que o rico e o pobre pagam a mesma alíquota de imposto ao comprar um quilo de feijão e que é preciso que o país tenha uma política de incidência de impostos progressiva para que exista justiça fiscal.
No que tange à tabela do imposto de renda, Lula disse que isentará os salários dos trabalhadores que ganham até R$ 5.000, porque atualmente 60% da arrecadação do imposto de renda vem dos que ganham pouco – a faixa de isenção atual é de até R$ 1.900.
Segundo a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional), de 1996 para cá, a defasagem da tabela do IR chega a 144,12% para exercício de 2023.