A comunidade fica próximo a Bom Jesus da Lapa à margem da BA 160
A presidenta da Associação Quilombo Nova Batalhinha, Kamilla Duarte, convida a todos em especial as comunidades Quilombolas do território Velho Chico, para a grande festa em comemoração do mês da Consciência Negra, neste domingo, 13. “É uma data que tem que ser lembrada, valorizando a cultura quilombola e unindo as comunidades”, diz Kamilla.
Segundo a presidente, a comunidade remanescente de Quilombo existe há mais de 50 anos no município, com cerca de 40 famílias mantendo suas tradições culturais, aprendendo a tirar o sustento dos recursos naturais e seus moradores são agricultores e pescadores.
Kamilla conta que a programação vai durar o dia todo, com atividades culturais, bingo, jogos como torneio de argolinha e estilingue.
Situada no município de Bom Jesus da Lapa, no Território da Cidadania do Velho Chico (BA), a comunidade Nova Batalhinha foi reconhecida e declarada pelo Incra como território quilombola pela portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), em dezembro de 2009
O território quilombola de Nova Batalhinha tem 7.473 hectares e ocupa um perímetro de 45 mil metros quadrados. Ele é composto por duas propriedades rurais, o assentamento especial quilombola Pitombeira e oito pequenas propriedades rurais.
Da redação