sexta-feira, novembro 22, 2024

Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores

Leia também

O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, por meio do Edital 118/2021, abre nova seleção de candidatos a alunos regulares para os cursos de Mestrado e Doutorado, campus de Jequié. As inscrições estarão abertas entre os dias 1º de setembro e 1º de outubro.

Os interessados em participar da seleção deverão fazer as inscrições, exclusivamente, por meio do formulário on-line disponível aqui, de acordo com as orientações do Edital. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para o curso de Mestrado e 20 para o curso de Doutorado.

Poderão se inscrever no processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Científica e Formação de Professores somente os(as) portadores(as) de diploma ou de certidão de conclusão de cursos de graduação em Ciências da Natureza, Ciências Biológicas, Geociências, Física, Química, Matemática, Pedagogia e Filosofia reconhecidos pelo MEC e emitidos pelos órgãos competentes das instituições de ensino.

A lista de inscrições homologadas será divulgada no dia 18 de outubro na página do programa. O início dos cursos está previsto para março de 2022. Informações sobre inscrições, etapas do processo seletivo e outros detalhes podem ser obtidos no próprio Edital, pelo e-mail ecfp@uesb.edu.br ou pelo site do Programa.

O Programa

Programa de Pós-Graduação stricto sensu Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Mestrado e Doutorado Acadêmico –  integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

O PPG ECFP foi aprovado pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ,em Novembro/2010, iniciando efetivamente suas atividades no primeiro semestre de 2011. No  quadriênio 2013-2016  obteve nota 4, outorgada pelo Comitê-Técnico Científico (CTC) da Capes.

O Programa está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas (UESB/Jequié-BA), e foi criado com a finalidade de desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática, promovendo a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino de Biologia, Física, Química e Matemática e,  concomitantemente, gerando conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal.

O PPG-ECFP está estruturado de maneira a contemplar um perfil de formação para o educador/pesquisador caracterizado pela observância de três compromissos essenciais: i) a excelência e o rigor acadêmico e científico; ii) o desenvolvimento de um pensamento crítico direcionado para os desafios existentes na área educacional; iii) uma compreensão ampliada da problemática educacional brasileira, e em específico, da Educação Científica, que contemple tanto o sistema formal de ensino, e especialmente, a escola pública, quanto os processos formativos desenvolvidos em ambientes educacionais não escolarizados (museus, parques, zoológicos, mídia etc.).

Agência Sertão

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias