O pagamento beneficia mais de 3 mil agricultores de Bom Jesus da Lapa; serão mais de R$ 2,5 milhões injetados na economia local
O Ministério da Agricultura autorizou o pagamento do benefício Garantia-Safra, aos agricultores que aderiram na safra 2021-2022. Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (18), o pagamento será integral, em parcela única, a partir deste mês, para agricultores de nove estados, incluindo a Bahia.
O Garantia-Safra permite condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios atingidos por seca, ou excesso de chuva. Para ter acesso ao benefício, é necessário ter o cadastro de agricultor familiar e plantar feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Empreendedorismo de Bom Jesus da Lapa informa que Já está disponível para pagamento o garantia safra 2021/2022 no valor de R$850,00 por produtor rural.
O programa é um benefício social que ajuda cidadãos que vivem da agricultura a terem melhores condições de vida, ainda que o ano não tenha sido favorável à sua produção por más condições climáticas, como secas ou chuvas em excesso, que são prejudiciais à safra.
Tem direito a receber o auxílio pecuniário os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio (sendo excluídos do cálculo os benefícios previdenciários rurais), quando tiverem registrado perdas de produção em culturas como milho, arroz, feijão, mandioca, algodão iguais ou superiores a 50%.
O auxílio pecuniário é garantido somente para famílias que vivem no meio rural e que plantam, atualmente, entre 0,6 à 5 hectares de terra.
As áreas de atuação do programa abrangem regiões do Brasil que são majoritariamente semiáridas, como a região Nordeste e o norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Então, com o Garantia-Safra, ainda que ocorra a perda da safra, os agricultores garantem a manutenção do poder econômico de subsistência para si próprios e para suas famílias.