Sessão inaugural do ano na Câmara Municipal de Vereadores teve algumas novidades
#A CÂMARA Municipal de Bom Jesus da Lapa retomou os trabalhos legislativos nesta quinta-feira, 16, com muitas novidades, sendo a primeira delas o sistema de votação eletrônico. Isso se transforma no início da revolução que o presidente da Casa, Eduardinho Filho (PP) pretende implantar nos próximos dois anos.
#TRÊS monitores foram dispostos no plenário, sendo o maior deles no campo de visão dos vereadores, que contam cada um com um tablet para votação eletrônica, também para delimitar o tempo de fala durante as discussões. Há mais dois monitores nas laterais do plenário, para acompanhamento do público presente.
#CADA vereador tem um tempo de 5 minutos para expor suas ideias e debaterem os projetos, o que vai impedir que alguns deles, extrapolem o tempo determinado, o que atrapalha o bom andamento das sessões.
#MIGUEL Leles (PSD), vice-prefeito atual e presidente da Câmara por oito anos, compareceu na sessão e foi muito elogiado pelo vereador Eduardinho, o qual disse em dado momento que vai ser uma luta árdua para superar as gestões de Miguel.
#O VICE-prefeito, em sua fala, enalteceu a gestão de Fábio Nunes e relembrou o alinhamento propício para Bom Jesus da Lapa, com Lula no governo, Rui Costa na Casa Civil, Jerônimo governador da Bahia, Sérgio Brito como secretário de infraestrutura e Eures Ribeiro como deputado estadual.
#VÍTOR Hugo, secretário de administração do município, falou em nome da administração fazendo um relato de ações para este ano, com destaque pra infraestrutura, educação e saúde. Ele anunciou que a Prefeitura vai construir uma escola infantil de tempo integral para famílias carentes.
#O VEREADOR Ernesto Fraga reencontrou o secretário de administração, Vítor Hugo, e o momento foi de cordialidade e abraço, o que desfaz o mal-entendido que houve entre os dois no final do ano passado.
#A DEMOCRACIA é um sistema que permite as críticas acaloradas, mas a política não deve arranhar as relações, isso ficou provado diante da reação entre o secretário e o vereador.
#A SESSÃO contou com a presença no plenário de autoridades da segurança pública, secretários e diretores da administração municipal.
#VEREADORES de oposição com destaque para Cori, Leonel Cardoso, Jair do Leocádio e o vice-presidente Léo de Lió fizeram suas explanações de cunho crítico devido a alegados problemas que ainda não foram resolvidos pela administração da cidade.
#EDUARDINHO fez dois anúncios ao final da sessão, sendo eles o lançamento de um aplicativo no qual a população poderá acompanhar todas as ações dos vereadores; e o início da obra de uma nova sede da Câmara Municipal, localizada no bairro João Paulo II, na escola desativada, Izabel Bonfim.
#O VEREADOR que preside a Casa das Leis disse que a nova Câmara vai ser mais espaçosa e com um conforto maior para serventuários, vereadores e para o publico que transita no legislativo todos os dias.
Por Emanoel Virgino