Além disso, gratuidade pode atender pessoas em situação de rua
O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), disse nesta quinta-feira, 16, que o governo federal estuda a possibilidade de conceder a gratuidade do Minha Casa, Minha Vida a beneficiários do Bolsa Família e à população em situação de rua.
Atualmente, a faixa 1, que atende as pessoas com o menor nível de renda contempladas pelo programa subsidia até 95% do valor do imóvel. Segundo o emedebista, o estudo para que a gratuidade seja garantida a essa parte da população ficará pronto em até 45 dias, contados a partir da terça-feira, 14, quando o MCMV foi oficialmente retomado pela gestão federal em evento em Santo Amaro.
“Eu acho que é um pouco contrassenso. São pessoas que precisam do governo. A gente ajuda com o Bolsa Família e tira com o [Minha Casa, Minha Vida]? Essa é a intenção que o presidente Lula tem, na sua sensibilidade, para que a gente possa ajudar essas pessoas de fato (…) Nós temos um déficit habitacional que não foi enfrentado nos últimos quatro anos. Esse condomínio que foi inaugurado em Santo Amaro é de 2013. São 83 mil obras paralisadas do Minha Casa, Minha Vida”, disse Jader Filho em entrevista ao Globo News.
O ministro falou ainda no prejuízo social que o atraso nas obras dos imóveis que fazem parte do programa, pois há pessoas que aguardam unidades habitacionais há seis anos e há quem sequer conseguiu contratar o financiamento dos locais que pretendem morar.
“Você analisa o prejuízo social, são famílias que estão aguardando na melhor das hipóteses desde 2016 para morar nessas casas. Ficaram morando de aluguel, ou em situação de risco”, destacou Jader Filho.
A Tarde