Na Região Nordeste, a fila para a perícia médica no INSS é de até seis meses
O INSS realizará em breve um mutirão com o objetivo de reduzir o tempo de espera por uma perícia médica. A ação deverá começar já em março, pela região Nordeste, apontou o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), em entrevista ao UOL.
“Estamos organizando [o mutirão]. A secretaria que cuida dessa área, da perícia médica, já está trabalhando nisso. Acho que no máximo em março eu começo a executar por região. Por exemplo: o ABC é uma região de São Paulo e durante uma semana vão 50 médicos peritos com toda equipe. Isso limpa a fila e depois já está na normalidade”, explicou o ministro.
Só após essa perícia médica é que as pessoas que buscam o INSS poderão ter acesso a benefícios como auxílio acidente, auxílio por incapacidade temporária, benefício de prestação continuada, aposentadoria da pessoa com deficiência ou aposentadoria especial. Em janeiro deste ano, a fila de espera era de 562 mil pessoas.
A escolha do Nordeste como início dos mutirões é porque a região é onde o tempo de espera pela perícia médica é o maior do país. Em média, os nordestinos esperam entre três e seis meses. A ideia do Ministério é diminuir para que esse tempo seja reduzido para ser de até 45 dias.
a Tarde