Ministério do Meio Ambiente voltou atrás da decisão que tornava permanente a proibição de pesca da espécie
A partir de hoje, 28, a pesca do surubim está liberada segundo decisão do Ministério do Meio Ambiente que prevê ações de pesquisa e monitoramento da pesca em diferentes bacias hidrográficas já que a prática deve ser feita apenas de maneira sustentável.
O vereador Nerivaldo da Pesca (PT) presidente da Colônia que a abriga milhares de pescadores ribeirinhos de Bom Jesus da Lapa, comemorou a decisão do MMA, que foi tomada cerca de um mês atrás.
Segundo ele, a decisão do ministério é uma boa notícia, uma vez que o surubim é presença marcante na dieta das famílias ribeirinhas.
Para decidir pelo fim da proibição, técnicos do MMA pideram analisar junto a um grupo de pesquisadores que as principais ameaças da espécie não ocorrem devido à pesca, e sim à presença de barramentos que interrompem as rotas migratórias do surubim.
Biólogos perceberam que por conta disso, os animais podem estar encontrando dificuldades para se reproduzem na escala que deveriam, o que a longo prazo causou a redução das populações nos principais rios onde ocorrem naturalmente.