Devido o aumento de casos de violência dentro das instituições de ensino que preocupam pais e alunos pelo país, a Câmara de Bom Jesus da Lapa aprovou nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei Nº 1.518/2023 que dispõe sobre medidas de segurança para proteção de crianças e adolescentes nas escolas do município. O projeto é de autoria do vereador Jair Gomes (PSDB).
De acordo a proposta, as escolas públicas e privadas localizadas em Bom Jesus da Lapa deverão adotar medidas de segurança para proteção de crianças e adolescentes durante o período escolar, como: instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da escola; contratação de profissionais especializados em segurança para atuarem dentro e fora da escola; estabelecimento de procedimentos claros e efetivos para identificação de pessoas estranhas às instalações da escola; orientação dos estudantes e funcionários quanto às medidas de segurança e prevenção de violência.
Justificando a proposta, o parlamentar destaca que a violência nas escolas é um problema grave e crescente em todo o país. “Crianças e adolescentes são as principais vítimas deste tipo de violência, o que pode resultar em graves consequências físicas e emocionais”.
Jair afirma ainda, que o projeto de lei visa garantir a segurança das crianças e adolescentes que frequentam as escolas públicas e privadas em Bom Jesus da Lapa. “Para tanto, propõe-se a adoção de medidas de segurança como a instalação de câmeras de segurança, a contratação de profissionais especializados em segurança e a orientação dos estudantes e funcionários quanto às medidas de segurança e prevenção de violência. Entendemos que estas medidas poderão contribuir significativamente para a melhoria do ambiente escolar, promovendo um ambiente mais seguro e tranquilo para o aprendizado e desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes”.
Ascom Cam