sábado, novembro 23, 2024

Bom Jesus da Lapa em chamas

Leia também

A paisagem em Bom Jesus da Lapa se transformou nesta quarta-feira, 22, quando a temperatura chegou a 40° por volta das 15 horas, e o céu já havia adquirido uma tonalidade de firmamento marciano. A sensação é de que de verdade estávamos em outro planeta dentro de uma clareira rodeada por chamas.

Viajantes paravam seus carros para registrar em vídeo ou fotos em tempo real o estrago das ondas de fogo consumindo a vegetação seca nos arredores da capital baiana da fé. Alguns desses viajantes já haviam presenciado a mesma cena em cidades por onde passaram, uma vez que a maioria dos municípios do semiárido está vivendo a mesma situação.

Bombeiros e brigadistas, assim como voluntários não estão sendo suficientes para conter as chamas que surgem do nada onde há mato seco. Muitos dos focos aparecem por descuido de pessoas que jogam pontas de cigarro ou iniciam uma queimada em suas roças.

Mas há a teoria de o fogo é uma manifestação natural, quando altas temperaturas fazem brotar chamas em papéis ou plástico bem fino e outros materiais com resíduos de gordura ou foco de algum tipo de gás formado por algum motivo onde há acúmulo de material orgânico em algum lugar.

O Corpo de Bombeiros da Bahia divulga constantemente em seu twitter os diversos lugares onde as corporações estão atuando, e no momento o semiárido é onde há mais trabalho para as equipes.

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa divulgou ao final da tarde, nota sobre a situação e as medidas que estão sendo tomadas:

“Neste dia (22) um dos assuntos que mais ouvimos falar através das redes sociais e da população nas ruas é sobre as queimadas que atingiram às margens da BA-160 em nosso município.”

“Tendo consciência da situação em que estamos passando, viemos através deste comunicado informar que já foram tomadas medidas cabíveis e o fogo já está sendo controlado neste momento, graças à ação eficiente da equipe de Bombeiros Militares do 20° GBM, os Brigadistas da Secretaria de Meio Ambiente que chegaram ao local com carros pipas e retroescavadeiras, e do prefeito Fábio Nunes que disponibilizou toda estrutura necessária para ajudar no combate!”

 

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias